Botão de Emergência é instalado em escolas de Campo Limpo Paulista
A Prefeitura de Campo Limpo Paulista anunciou a instalação do Botão de Emergência nas 36 escolas municipais da cidade, a partir desta quarta-feira (12). A nova ferramenta tem como objetivo garantir uma ação mais ágil em casos de emergência, permitindo que a viatura mais próxima seja deslocada para a escola imediatamente após o acionamento do botão em seus aparelhos celulares ou tablets.
O Botão de Emergência está disponível para diretores e coordenadores escolares, que receberam treinamento para o uso da ferramenta. A implementação do sistema ocorrerá de forma gradativa, começando pelas escolas municipais do ensino fundamental e se estendendo para as creches. Assim como, também de forma gradativa, outros integrantes escolares, como professores e inspetores, também terão acesso ao sistema de segurança.
Alerta de cuidado
De acordo com o Secretário de Segurança Integrada, Ronaldo Cazelli, a nova ferramenta será um importante apoio para garantir a segurança dos alunos e funcionários das escolas. “Estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Educação para orientar diretores e coordenadores escolares sobre o uso da nova ferramenta. Todos em um único propósito: cuidar das nossas crianças e adolescentes”.
Cazelli também alerta para outros cuidados, como vistorias nos materiais e fake news, que podem causar intranquilidade na rede escolar. “É fundamental que os pais acompanhem as redes sociais de seus filhos, vistoriem o que carregam na mochila e com quem eles andam. Em caso de dúvidas sobre a veracidade das informações, entrem em contato com os telefones 153 da Guarda Municipal, 190 da Polícia Militar ou com a escola que o aluno frequenta”.
Outras medidas de segurança
Além da instalação do Botão de Emergência, na quinta-feira (13), acontecerá uma reunião entre Polícia Militar, Secretaria Municipal de Segurança Pública e diretores das escolas estaduais e particulares para discutir a criação de um grupo de segurança e uma rede de contatos para aumentar ainda mais a segurança dos alunos. Antes mesmo das ondas de ataques em todo o país, todas as escolas públicas da cidade já recebem monitoramento através de câmeras e alarmes de segurança.