Fórum de educação reúne especialistas para discutir práticas inovadoras de avaliação de aprendizagem em Campo Limpo Pta
Na manhã desta terça-feira, 25, aconteceu no Ginásio Nenezão a abertura oficial do 1º Fórum de Educação de Campo Limpo Paulista. Com o tema: Avaliação de aprendizagem, o objetivo do encontro é discutir, de forma permanente, as formas de aprimoramento da formação inicial dos professores e buscar parcerias e ações intersetoriais que promovam a melhoria da formação docente.
A abertura oficial do evento contou com a presença das autoridades municipais da Prefeitura e do legislativo. A mesa foi composta pelo prefeito Dr Luiz Braz, a diretora regional de ensino, Valdete Ramos de Oliveira Melo, a secretária de Educação, Alessandra Andrade, a secretária-adjunta Luciana Cologi, o Presidente do Conselho Municipal de Educação de São José do Rio Pardo, Milton Herrera e Cipriano Carlos Luckesi, que é doutor em educação e autor de diversos livros na área educacional.
“Este momento é muito importante e, além de permitir a confraternização entre os profissionais, também nos dá a oportunidade de refletir sobre o que e como preparar as nossas futuras gerações para assumirem as funções que ocupamos hoje. Como professor universitário, sei dos desafios de transmitir o conteúdo necessário e ter a certeza de que os nossos alunos estão aprendendo”, disse o prefeito municipal, Luiz Braz.
O objetivo principal do Fórum é garantir um espaço de escuta e voz dos profissionais da educação, como parte da gestão democrática garantido em lei. “Vamos fazer deste Fórum um evento permanente em nosso município, visando dar visibilidade às políticas públicas educacionais consolidadas na Rede Municipal de Ensino”,comentou Alessandra Andrade, Secretária de Educação. Em seguida todos puderam assistir uma palestra com Cipriano Carlos Luckesi.
Já no período da tarde o tema foi Avaliação da Aprendizagem na prática pedagógica da sala de aula, conduzido por Maria Regina Passos, que é doutora em Linguística Aplicada e Assessora Técnica nacional da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Na quarta-feira, 26, acontecem salas temáticas conduzidas e administradas pelos Assessores da Oficina Pedagógica com a participação dos profissionais da rede para socialização de boas práticas, como avaliação do desenvolvimento e da aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva e a importância dos indicadores de avaliação de aprendizagem para a Gestão Escolar.