Vacinação contra a influenza está liberada para maiores de 6 meses
A partir desta terça-feira (16), a Secretaria de Saúde passa a vacinar maiores de 6 meses contra a influenza, seguindo a determinação do Ministério da Saúde, por conta do aumento de infecções respiratórias nas últimas semanas. A vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde, que possuem sala de vacina, das 7h30 às 11h e das 13h às 15h. Para se vacinar, basta levar o documento pessoal com foto ou cartão SUS, e a caderneta de vacinação.
A liberação da vacina da gripe para o público em geral acontece antes do encerramento da campanha de vacinação, marcado para 31 de maio. Em anos anteriores, o governo federal adotava a estratégia de estender a imunização para todos ao final da campanha, para dar prioridade para pessoas mais vulneráveis ou mais expostas ao vírus, como idosos, gestantes e professores.
A Secretaria de Saúde reforça que quem se vacinou contra a influenza no ano passado também deve se vacinar neste ano, pois a vacina é atualizada anualmente para garantir a proteção contra as variantes e subvariantes atuais, além das passadas. O intuito dessa campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação.