Jovens enfrentam desafios na busca do 1º emprego
De acordo com dados do (IBGE), a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos é quase o dobro da média nacional. Fatores como baixos salários e falta de oportunidade interferem
Atualmente, os jovens enfrentam muitos desafios no mercado de trabalho, incluindo a falta de experiência e habilidades necessárias para se destacar em um campo altamente competitivo. Além disso, algumas oportunidades para os jovens oferecem baixos salários, o que pode tornar difícil manter-se financeiramente independentes. Outra dificuldade é que muitos não oferecem oportunidades de crescimento ou progressão na carreira, o que pode desestimular os jovens a permanecerem em seus empregos.
Essas são algumas das principais dificuldades que os jovens enfrentam no mercado de trabalho, mas para Minucci, é importante ressaltar que com esforço, dedicação e investimento, muitos jovens conseguem superar essas dificuldades e alcançar sucesso profissional.
Na avaliação do gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Jundiaí é preciso criar um ambiente favorável para que os jovens possam escolher uma profissão e encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho é uma das missões do programa Jundiaí Empreendedora. “Tanto no portal quanto no espaço construído no Maxi Shopping, a ideia é que o jovem se conecte com o mercado de trabalho, faça cursos profissionalizantes e tenha o currículo analisado por todas as empresas cadastradas no portal”, destacou. Para auxiliar os jovens que estão saindo do ensino médio na escolha da profissão, Cristiano diz que a cidade vai realizar juntamente com a Unidade de Governo e Finanças, do gestor José Antonio Parimoschi uma Feira de Profissões em setembro, no Parque Comendador Antônio Carbonari.