Brasil de Tuhu abre inscrições para nova Vivência Musical em Várzea Paulista
Na região pela segunda vez, o projeto abre inscrições para educadores. As atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo site brasildetuhu.com.br até o dia 18 de junho.
Além de extrair o que há de mais belo e criativo dos instrumentos musicais tradicionais, a dinâmica do Programa Brasil de Tuhu também encontra a musicalidade em baldes, colheres de pau e cumbucas, promovendo uma experiência educativa única. A iniciativa, que ao longo dos anos reuniu e formou mais de 1.300 educadores em todo Brasil, está de volta à região, com o patrocínio da Elekeiroz e Governo Federal, com copatrocínio da GLP, apoio da Genial Investimento e Farol, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e promove, pela segunda vez, a Vivência Musical em Várzea Paulista.
Com o objetivo de empoderar educadores para criação e desenvolvimento de práticas musicais nas escolas, a oficina irá oferecer conteúdos necessários para a musicalização desde a primeira infância. As inscrições para a atividade acontecerão entre 1º e 18 de junho, através do link: https://bit.ly/VivenciaMusicalSP .
Para tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido, os elementos utilizados na oficina nem sempre são convencionais: improvisação, performances e jogos foram preparados para a aplicação do conteúdo. Além disso, o espaço é ideal para trocas de experiências entre os educadores.
Educação com trilha sonora
Disciplina, raciocínio, concentração e coordenação motora fazem parte da rotina escolar. A música, além de contemplar tais fatores, também os potencializa. E as oficinas da Vivência Musical mostram isso na prática.
Coordenadas por Carla Rincón, premiada violinista, formada pelo prestigioso El Sistema da Venezuela e diretora pedagógica do Brasil de Tuhu e de Instituto Zeca Pagodinho, e por Bruno Jardim, licenciado em música pela UniRio, regente da Orquestra Jovem Paquetá e professor nos projetos de formação em música Bem Me Quer Paquetá e Instituto Zeca Pagodinho, a oficina contempla a capacidade de expressão, a coordenação motora, percepção sonora e espacial através da musicalização logo na primeira infância.
As atividades da Vivência Musical acontecem nos dias 27 e 28 de junho, das 10h às 17h, no CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados. A capacitação é gratuita e destinada a professores, facilitadores, oficineiros e outros educadores interessados em conteúdos e metodologias de musicalização.
“Eu sou da Venezuela, e lá toda a musicalização infantil é feita com o folclore venezuelano. Quando me mudei para o Brasil, pesquisei amplamente sobre Villa-Lobos e me deparei com o Guia Prático e, desde essa descoberta, tenho o Guia como referência em todo o trabalho que desenvolvo. Na Vivência Musical, fazemos uma conexão entre a música e todas as suas formas, no entanto, após a realização da Vivência Musical Continuada no ano passado, realizamos uma pesquisa com os educadores que participaram dos encontros, e muitos deles demonstraram interesse em aprender mais sobre educação musical na primeira infância. Por isso, para este novo ciclo de formação, falaremos sobre as etapas de aprendizagem e apresentaremos atividades capazes de incentivar a musicalização desde o nascimento do bebê, contemplando ainda recursos para inclusão de crianças com deficiência.”, explica Carla.
Inscrições
Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível no link: https://bit.ly/VivenciaMusicalSP até 18 de junho.
Como critério de seleção, as vagas serão preferencialmente direcionadas para educadores da rede pública de ensino e fomentadores de projetos musicais.
Brasil de Tuhu: o sonho coletivo de musicalizar o Brasil
Realizado desde 2009, Brasil de Tuhu é um programa multiplataforma que atua pela ampliação da educação musical no Brasil, desenvolvendo ações presenciais e online tanto para crianças como para educadores.
Todas as ações são inspiradas no Guia Prático de Heitor Villa Lobos, maestro e grande entusiasta da educação musical que na década de 30 percorreu o país documentando cantigas populares para que elas servissem de ferramenta para a musicalização de crianças em escolas públicas do país.
O programa já percorreu mais de 315 escolas públicas de 13 estados brasileiros, realizando concertos didáticos, oferecendo recursos e conteúdo para atividades em sala de aula para mais de 57 mil crianças.
Além disso, acumula mais 1,6 milhão de visualizações no YouTube, onde são disponibilizadas Videoaulas (parte delas com recursos de acessibilidade), o CD Brasil de Tuhu Vol.1, a série de Desenho Animado e brincadeiras musicais. Há ainda o Gibi ‘O Brasil de Tuhu’, Guias Didáticos, Revista Tuhu, a Rádio Tuhu com podcasts e o Mapeamento nacional com um compilado de dados sobre o panorama da educação musical brasileira. Para saber mais, acesse: www.brasildetuhu.com.br
O Brasil de Tuhu é uma realização da Baluarte Cultura, em parceria com Carla Rincón e é patrocinado pela Elekeiroz e Governo Federal, com copatrocínio da GLP, apoio da Genial Investimento e Farol, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Sobre a Baluarte Cultura
A Baluarte Cultura cria soluções que unem interesses da sociedade e empresas, ajudando a construir um mundo com mais equidade, através de parcerias multissetoriais. Em 17 anos de atuação, já realizou projetos que beneficiaram mais de 3 milhões de pessoas em todo o Brasil. Empresa B Certificada desde 2015, a Baluarte também é signatária do Pacto Global e foi uma das vencedoras do 1º Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global com o case Estúdio Escola de Animação.