Semana Municipal do Brincar deixa bons frutos em Campo Limpo Paulista
Natureza, brincar, plantar uma árvore, cuidar de um jardim e brincar ao ar livre são alguns dos vários incentivos que a Prefeitura de Campo Limpo Paulista busca tornar permanentes na cidade. Todas essas ações agora fazem parte da Lei 3.067, que foi aprovada por votação unânime na Semana Municipal do Brincar, tornando Campo Limpo Paulista o primeiro município da região a ter essa regulamentação oficial.
Para o prefeito, Dr. Luiz Braz, as crianças não precisam de brinquedos estruturados para se divertirem. O que mais importa são as brincadeiras. “Ter um espaço para correr, uma praça para ir com a família, tudo isso estamos preparando para um futuro melhor. E me enche de orgulho saber que conseguimos tornar a Semana Municipal do Brincar permanente. Afinal, as gerações passam, as gestões mudam, mas as crianças sempre estarão aqui alegrando a cidade”, afirma o prefeito.
Uma das ações que deixam uma lembrança marcante, enfatizando o quanto o brincar contribui positivamente para a vida das pessoas, são os receituários médicos, que agora, serão entregues em todas as Unidades Básicas de Saúde. “Muitas vezes, pais vêm em consultas pediátricas pedindo algo para melhorar a imunidade de seus filhos. E sempre enfatizo que, mais do que prescrever um remédio, é importante que eles se alimentem adequadamente e brinquem. Essa é a ‘pílula’ fundamental para uma boa saúde”, recomenda a pediatra da rede, Dra. Renata Montanari.
Ações x Memórias
Na última terça-feira (23), alunos da EMEI Parque Internacional receberam mudas de ipês amarelos como lembrança, simbolizando o cuidado com a infância e o meio ambiente. Ao longo da semana, também ocorreram ações descentralizadas nas áreas de esporte, saúde e educação.
Bárbara Larrubia, mãe da aluna Maria Luíza Larrubia, matriculada na Creche do Jardim América, trabalha à noite, tendo apenas o turno da manhã e da tarde para descansar e cumprir outras tarefas diárias. Mesmo assim, ela incentiva e apoia as brincadeiras da sua filha. Por isso, participou de uma atividade de brincadeira ao ar livre com Maria Luíza no quintal gramado da creche. “Valorizo muito ações como essa e agradeço por minha filha participar. Tenho certeza de que seu desenvolvimento está progredindo graças a estímulos como esse”, finaliza Bárbara.