Louveira anuncia uso de Telemedicina na Santa Casa
O sistema é agregado ao atendimento inicial de classificação de risco
Mais médicos; atendimento mais rápido para os casos de urgência e emergência; redução na espera dos casos de atendimentos mais leves; e, assim, dar sequência ao processo de reestruturação, para melhoria, na Rede Hospitalar Louveira. Com estes objetivos, a prefeitura e a Santa Casa anunciam mais um avanço em eficiência, qualidade e atendimento aos pacientes do Sistema de Saúde Integrado Municipal de Louveira, coma adesão da Telemedicina nos atendimentos do pronto socorro da Santa Casa.
O sistema, que entra em funcionamento já no dia 7 de Junho, é agregado ao atendimento inicial de Classificação de Risco, no próprio pronto socorro do hospital. Ou seja, o paciente ao chegar no pronto socorro é recepcionado e, com senha, é encaminhado para a Classificação de Risco com os profissionais de Saúde. Nos casos considerados leves, após este primeiro atendimento da Classificação (com medição de pressão, temperatura, verificação dos sinais vitais, sintomas, etc), é encaminhado para a sala de telemedicina, para atendimento com médico conectado, com mais agilidade e menos tempo de espera. Assim, os médicos presentes na Santa Casa poderão atender os casos de urgência e emergência com mais agilidade e, assim, redução de espera no atendimento. Esta mudança é para os casos de atendimento a adultos; para crianças, não terá o atendimento por telemedicina em pediatria.
“No dia 30 de março, anunciamos a Rede Hospital Louveira, com a reestruturação do atendimento de urgência e emergência e o início das ações para a construção de um novo Hospital na região do Santo Antônio. Agora, damos mais um passo, com a Tecnologia aliada à Saúde, implantando a Telemedicina nos casos mais leves, após o primeiro atendimento da Classificação de Risco, que passam pelo pronto socorro da Santa Casa, ganhando agilidade, qualidade e prioridade aos casos que necessitam de atendimento rápido. E, em breve, vamos também avançar no sistema para as UBSs, com mais médicos, mais atendimento e mais qualidade no Sistema Integrado de Saúde da nossa cidade”, afirmou o prefeito Estanislau Steck.
Consultas nas UBSs
A secretária de Saúde, Márcia Bevilacqua, lembra a importância da saúde preventiva, com consultas periódicas na Rede Municipal. Semanalmente, a prefeitura divulga a agenda para agendamento nas UBSs. “É importante que a população compreenda que a Saúde deve, sempre, ser cuidada preventivamente e não apenas nos momentos de dores ou emergência”.