Chegada do frio reduz doação de sangue
Colsan Jundiaí é o hemocentro responsável pela coleta para hospitais da região e necessita de doadores de sangue
Com a aproximação dos dias mais frios, períodos de férias e outros eventos característicos, as entidades responsáveis pela coleta de sangue e derivados, iniciam uma campanha de incentivo junto à população a doação, já prevendo a baixa de estoques entre os meses de junho a setembro, estão em estado de alerta devido à redução do número de doadores de sangue e consequentemente em seus estoques.
Vários tipos
A Colsan de Jundiaí, responsável pela coleta e distribuição de sangue para os hospitais de Jundiaí é uma das entidades que esta necessitando urgentemente de doadores de sangue. Além disso, há vários meses que a Colsan não tem conseguido manter um número suficiente de bolsas e os tipos ‘O ‘, tanto negativo, quanto positivo, são os mais necessitados, mas todos os tipos são bem vindos.
Segundo orienta a Colsan, para doar, é preciso portar o documento de identidade com foto (RG, Carteira Prossional, Carteira de Habilitação); Ter entre 16 e 69 anos de idade (sendo que a primeira doação deve ter sido feita até os 60 anos.
Já para os doadores menores de 18 anos é preciso que estejam acompanhados pelo responsável legal; Pesar acima de 50 kg; Estar em boas condições de saúde; Estar alimentado, porém evitar refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação.
Onde doar
No município de Jundiaí, a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) é a responsável pela captação do sangue e distribuição para hospitais e outros serviços de saúde em toda a região e por isso a importância das doações. A Colsan Jundiaí fica na Rua XV de Novembro 1848 em Jundiaí – Tel: (11) 4521-4025.
Foto: Ilustração internet