Editorial: idosos ainda são vítimas de agressões físicas e psicológicas
Com o avanço tecnológico e da medicina, a expectativa de vida do brasileiro vem aumentando e com isso, a população da terceira idade tem aumentado.
Mas, grande parte deles acabam tendo que ficar na casa de familiares e muitos acabam não tendo a paciência nem estrutura para com os idosos e isso, muitas vezes acaba gerando violência contra os mesmos.
A Organização das Nações Unidas (ONU), visando uma conscientização maior sobre o problema, instituiu 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A OMS alerta sobre o número crescente de maus tratos cometidos à população da terceira idade nos últimos anos.
Apenas nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias que apontam para cerca de 282 mil violações de direitos contra esse segmento social.
O pior é que em 70% desses casos, as agressões ocorrem dentro de casa, onde, teoricamente, mais se espera amor e proteção e o agressor, na maioria das vezes é o próprio filho, segundo Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.
Mas não é apenas a agressão física que o idoso é vítima, e sim, de abandono, roubo, espancamento, humilhação, cárcere privado, violência física e psicológica são alguns exemplos das agressões cometidas. Em caso de violência Disque Denúncia (181) e Disque 100