Programação cultural está recheada para este final de semana em Jundiaí
A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí programou em seus equipamentos diversas ações neste final de semana na cidade e em todos os locais o acesso da população é gratuito.
Na programação que inclui aulas de xadrez para iniciantes, acontecendo aos sábados na Biblioteca Nelson Foot (BNF), até as apresentações finais dos espetáculos inscritos na sétima edição do Festival de Teatro de Jundiaí – FESTEJU, cena Profissional acontecendo no Teatro Polytheama.
O final de semana ainda traz as Rodas de Conversa do FESTEJU, acontecendo no Espaço Expressa, sábado (24), às 10h – Direção e Produção para Teatro Adulto, com Kiko Marques e Nelson Baskerville. Já no período da tarde, 16h, o tema da Roda de Conversa será Direção e Produção para Teatro Infantil, com Debora Dubois e Pedro Garrafa.
Os interessados em participar das Rodas de Conversa que são totalmente gratuitas, não sendo necessário inscrição prévia. O acesso será mediante a ordem de chegada no Expressa (antigo Complexo Fepasa), que está localizado na Avenida União dos Ferroviários 1.760. No local há estacionamento gratuito e coberto,
No Auditório da Biblioteca, sábado (24), às 15h, acontece o lançamento do Clube do Vinil, um espaço aberto dedicado aos entusiastas da música e da literatura que apreciam a experiência analógica de ouvir discos de vinil, onde os convidados podem se reunir, compartilhar e desfrutar de sua paixão pela música em um ambiente acolhedor e inclusivo, onde os membros podem trocar conhecimentos, recomendações musicais, formar amizades e ter a oportunidade de aprender mais sobre música, poesias, artistas e a história por trás dos álbuns.
Na edição de junho, a musicista convidada é a artista Renata Iacovino e a apresentação contará com a mediação do escritor e editor, Márcio Martelli. O Clube do Vinil irá homenagear Rita Lee, compositora e multi-instrumentista brasileira, considerada uma das maiores e mais influentes artistas da música popular brasileira.
Confira a programação nos equipamentos da UGC:
Fábrica das Infâncias Japy: Contação de Histórias, sempre a partir das 10h30. Sábado (24) – Contos Animados dos Animais, com Ivani Magalhães. No domingo (25) – A Casa de Babayaga – com Duda Ohoe e Maria Clara.
A Fábrica das Infâncias Japy, está localizada na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. Aberta de terça a sexta—feira, das 9h às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 9h à 13h. Entrada franca.
Biblioteca Nelson Foot: Aulas de Xadrez a partir das 10h. Às 11 horas, apresentação da Trupe Pling com o espetáculo “Cine Parque”. E às 15 horas, lançamento do Clube do Vinil.
A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. O horário de funcionamento durante a semana é das 9h às 21h. Aos sábados e feriados, das 9h às 17h.
Teatro Polytheama: De sábado (24) até terça-feira (28), o público poderá conferir as últimas apresentações dos concorrentes na categoria Cena Profissional, inscritas no 7º Festival de Teatro de Jundiaí. Todas as informações sobre as apresentações, horário e concorrentes podem ser obtidas no site oficial do FESTEJU: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/festeju/
O Teatro Polytheama está localizado na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centrro.
Exposições: Para os que gostam de visitar exposições um bom programa é conhecer “Ferrovias; Muito Além dos Trilhos”, no Museu Ferroviário, localizado dentro do Espaço Expressa, na avenida União dos Ferroviários, 1.760. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, e feriados, das 10h às 17h. Às segundas-feiras, o Museu permanece fechado para manutenção em geral e limpeza.
Também no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão – o público poderá conferir a exposição “Holocausto – para que nunca se negue, para que nunca se esqueça e para que nunca mais se repita”. O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. O horário de visitação é das 10h às 17h, de terça a domingo e feriados. Na segunda-feira, fechado para manutenção.
E na Pinacoteca, o visitante poderá conhecer as obras do acervo permanente do local, com destaque para as obras de Inos Corradin e Diógenes Duarte Paes. Ainda é possível conhecer a exposição Mulheres de Jundiaí. O horário de visitação é de terça-feira a domingo e também feriados, sempre das 10h às 17h.
A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro.