Destaque 1PoliticaÚltimas

Novo benefício oferecido pelo Sincomerciários vai ajudar a diminuir filas no INSS

Trabalhadores que precisam dar entrada em benefícios por incapacidade temporária contam agora com auxílio do Sincomerciários de Jundiaí e região.  O novo benefício oferecido pelo sindicato já está disponível e pode ser utilizado pelos comerciários.

Funcionários do sindicato foram treinados e capacitados para auxiliarem os segurados na abertura dos pedidos, e os próprios segurados farão a inserção de sua senha no sistema, sem que os funcionários do sindicato tenham acesso aos seus dados.

A responsável pelo RH do sindicato, Damaris Salviano, que também fez o curso de capacitação, diz que esse trabalho vai dar mais agilidade aos pedidos dos trabalhadores e auxiliar segurados que enfrentam dificuldades na hora de inserir os documentos no ATESTMED.  “Nós passamos por treinamento e estamos prontos para ajudar o comerciário a dar entrada no pedido, já que muitos têm dificuldades nesse preenchimento.

Nós seremos uma ponte entre o comerciário e o sistema do INSS. Na prática, a gente vai avaliar os documentos, verificar se esse pedido é para um caso temporário ou se é necessário mesmo passar por uma perícia. A gente vai conseguir auxiliar nesse sentido também”, comenta.

Para ser atendido, o comerciário vai precisar ligar na sede do sindicato em Jundiaí ou nas subsedes de Vinhedo e Itupeva para fazer agendamento de dia e horário. O atendimento acontecerá de segunda à sexta-feira, das 10 às 15 horas. No dia do atendimento será necessário levar a senha de acesso ao sistema do “Meu INSS” – para quem já tem cadastro no site. Para dar entrada será realizada uma análise no documento médico, que deverá ser recente (ter até 90 dias da data do pedido do benefício), estar legível, sem rasuras, e conter: a identificação do requerente; data de emissão; o período estimado de repouso necessário; assinatura e carimbo do profissional com CRM, CRO ou RMS; e informações sobre a doença ou CID.

Sobre a ferramenta
A ferramenta, criada para reduzir o tempo de espera para realização da perícia médica, pode ser usada apenas nas localidades em que o tempo de espera para a realização da perícia esteja superior a 30 dias. Nesses casos, o segurado pode optar pela análise do pedido com a apresentação do documento médico.

Fila de 1,8 milhão
O Ministro da Previdência, Carlos Lupi, elogiou a participação do movimento sindical nesse processo. Segundo ele, atualmente há 30 milhões de aposentados e pensionistas, além de oito milhões de pessoas que recebem algum benefício da Previdência, e esse sistema vai agilizar o atendimento de pessoas que aguardam a concessão de benefícios por afastamento. Os afastamentos para tratamento de saúde, de até 90 dias, terão prioridade e deverão ser concedidos via ATESTMED, no prazo máximo de 14 dias após a solicitação.

Milton
“Esse é mais um benefício que o nosso sindicato vai oferecer aos comerciários de Jundiaí e Região. Tudo o que for para beneficiar o trabalhador, nós apoiamos, por isso fiz questão de estar presente no dia 19 de maio no lançamento desse projeto na Fecomerciários, presidida pelo também Deputado Federal Luiz Carlos Motta, juntamente com o meu corpo jurídico, para garantir que os comerciários da nossa região tenham mais esse benefício disponível na sede e subsedes do Sindicato”.

Motta
“Estamos dando a nossa contribuição para reduzir as filas, como perícias médicas. A ATESTMED dá celeridade à análise e à concessão dos benefícios”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights