Grupo Varzino de teatro vence festival de teatro em Jundiaí
A cidade levou três premiações no festival e competia com oito cidades do interior paulista
O grupo varzino de teatro, Companhia de Várzea, composto por integrantes talentosos da cidade, conquistou uma importante vitória no Festival de Teatro de Jundiaí. Na terça-feira (27), a equipe foi premiada nas categorias de Melhor Pesquisa, Melhor Espetáculo e Melhor Ator.
O festival contou com apresentações das cenas profissionais e amadoras, sendo no total 574 integrantes de todos os grupos inscritos com 118 apresentações, que foram realizadas gratuitamente. A premiação aconteceu no teatro Polytheama, em Jundiaí, e 12 companhias pela cena amadora competiram pelo prêmio, sendo elas de oito cidades do interior paulista.
A gestora executiva de Cultura, Renata Câmara, expressou seu orgulho pelo grupo. “A Cia de Várzea vem desenvolvendo um trabalho lindo de pesquisa e interpretação. A premiação reconhece esse trabalho realizado ao longo dos anos, e nos fortalece para desenvolvermos cada vez mais condições e políticas públicas para incentivar e apoiar os projetos artísticos nascidos em Várzea Paulista. Parabéns a Cia de Várzea”, destacou a gestora.
Premiações
A peça varzina premiada “Glória”, aborda a trajetória de Luiz, um velho, que ao receber uma visita inesperada de Ernesto, recorda-se de etapas de sua vida em que o mesmo esteve presente, desde a brincadeira de infância, a idealização de um sonho, o primeiro amor e a despedida tragicamente marcante. A apresentação recebeu os prêmios de melhor pesquisa e melhor peça.
O varzino, Gean Conjê, de 24 anos, morador do Jardim Mirante, é um jovem que iniciou no teatro em 2015 e encantou a todos com sua atuação, levando o prêmio de melhor ator no festival. “Um sentimento inexplicável, nosso foco é contar a história de forma que possamos ter uma troca com um público e nos emocionar com ele. Ficamos muito gratos pelo reconhecimento e pela conquista”, declarou o ator.
Sobre o grupo
O grupo foi fundado em 2018, por Alexandre Henrique e Gean Lei, e em 2021 realizaram o curta-metragem “Anjos” em Várzea Paulista com apoio da Lei Aldir Blanc.
Em 2022, estrearam a peça “Glória”, realizando um total de seis apresentações gratuitas entre as cidades de Várzea Paulista e Jundiaí. O espetáculo foi contemplado e realizado pelo Proac do Estado de São Paulo.
Segundo Gean, o nome do grupo além de remeter ao município, também tem relação com a cidade no sentido de dar voz a quem está à margem da sociedade, sem muita estrutura ou apoio, explorando temas hostilizados e marginalizados.
Os integrantes do grupo são Alexandre Henrique e Gean Conjê, tendo uma variação de atores de acordo com a obra que apresentarão, além disso, o grupo conta com um “padrinho”, Claudio de Albuquerque.
Na apresentação do festival, o grupo contou com a direção e operação de iluminação Claudio de Albuquerque, produção geral de Gean Conjê, os atores e produtores do texto Alexandre Henrique e Gean Conjê, trilha sonora original e operação de som de Paulo Sergio Gualtieri.