100 alunos participam de simultânea de xadrez com astros da modalidade em Campo Limpo Pta
Centena de alunos das escolas municipais de Campo Limpo Paulista tiveram a oportunidade de vivenciar uma nova experiência ao participarem de uma simultânea de xadrez. O evento, realizado na manhã desta sexta-feira (07), no Ginásio Nenezão, contou com a presença de renomados jogadores brasileiros, como Luis Paulo Supi, Krikor Mekhitarian, Yago Santiago e Felipe El Debs, que proporcionaram aos estudantes uma experiência enriquecedora.
Para os 100 alunos das escolas Lázaro Gago, Bairro dos Pinheiros, Estância São Paulo, Vereador Joaquim Viscaíno Filho, Vila Thomazina, Prof. Luiz de Carvalho e Oswaldo Grandizoli, o xadrez foi muito mais do que um jogo. Eles puderam desenvolver habilidades de raciocínio lógico, concentração e maior interação social. Além disso, a experiência proporcionou uma valiosa troca de conhecimento com os jogadores profissionais, que compartilharam suas técnicas e estratégias.
Depoimentos de alunos revelam o impacto positivo que o xadrez teve em suas vidas. Guilherme Silva Almeida de Souza, do 9º ano da EMEF Oswaldo Grandizoli, expressou sua gratidão ao competir com os melhores jogadores do Brasil. “A experiência que vivi hoje vai me acompanhar ao longo da minha vida. Isso foi um sonho realizado”.
Lucas Henrique Alves Martins, do 1º ano da EMEF Bairro dos Pinheiros, revelou que o xadrez despertou sua paixão e determinação em se tornar um jogador profissional. “Estudar na minha escola, que oferece aulas de xadrez, me fez enxergar o que quero ser quando crescer: um jogador de xadrez. Posso dizer que sou ‘o bravo’ do xadrez”.
Xeque-mate nas aulas entediantes
A iniciativa da atual gestão das escolas municipais de incluir o xadrez como parte do currículo e promover eventos como a simultânea mostra o compromisso em oferecer aos alunos experiências enriquecedoras, que vão além da sala de aula e contribuem para seu crescimento pessoal e intelectual. O xadrez, além de um jogo, se torna uma ferramenta valiosa no desenvolvimento educacional dos estudantes do município.
Luis Paulo Supi, considerado o maior jogador de xadrez do Brasil, ressaltou a importância de uma cidade como Campo Limpo Paulista, que incentiva e apoia o desenvolvimento dos sonhos dos jovens jogadores. “Hoje, conquistei o título de maior jogador de xadrez do Brasil, mas um dia fui como eles, um pequeno sonhador e estudante do jogo. E posso afirmar que ver uma cidade como Campo Limpo Paulista, que incentiva e oferece todo o suporte para nutrir sonhos, me enche de orgulho”.