Atleta do Time Jundiaí quebra novo recorde brasileiro no salto com vara
A atleta Gislaine Cristina de Sá, do Time Jundiaí de Atletismo, quebrou o recorde brasileiro feminino da categoria 35 a 39 anos, na prova do salto com vara. Este é o terceiro recorde da atleta de 38 anos em menos de dois meses.
Em maio, ela já havia estabelecido o novo recorde estadual nesta prova, superando a marca de 2,52 metros. Posteriormente, quebrou o nacional no lançamento do dardo, com 31,45 metros.
Agora, após a homologação da nova marca obtida no Torneio Open, da Federação Paulista de Atletismo, no dia 25 de junho, em Campinas, fica estabelecido o novo recorde brasileiro da categoria 35 a 39 anos na prova do salto com vara, com a altura de 2,70 metros.
O recorde anterior, de 2,60, já durava 28 anos, obtido em 1995 pela consagrada atleta Conceição Geremias, um dos maiores nomes do atletismo brasileiro. Ela participou de três Olimpíadas (1980, 1984 e 1988), foi medalha de ouro nos Jogos Pan Americanos de 1983 e é decacampeã mundial master.
“A Conceição é uma lenda viva, com sua reconhecida e vitoriosa história dentro do esporte nacional, sendo uma grande inspiração para a modalidade. Apesar de a ex-recordista ter sido especialista no heptatlo, sempre competiu em alto nível em qualquer prova. E o fato de a Gislaine ter batido o recorde que pertencia a ela, o torna ainda mais especial e valorizado”, comentou o técnico Robson Mian. “Houve muito foco e dedicação por parte da Gislaine para alcançar este objetivo. E, claro, é motivo de orgulho para toda a equipe de atletismo do Time Jundiaí.”
A atleta também destacou o caminho para mais este recorde. “Foi um percurso difícil, com vários obstáculos, desde o momento da lesão, pré-operatório, reabilitação, início dos treinamentos com muitos momentos de insegurança e medo. Aos poucos, as etapas foram superadas e o resultado alcançado. Agradeço a todos que fizeram parte desse processo, médicos, fisioterapeutas, família, amigos, ao time de atletismo pelo apoio e incentivo, à UGEL, por todo suporte desde o momento da lesão até a reabilitação, apoio aos treinamentos, transporte, alimentação e inscrições nas competições. E ao professor Mian, responsável pelos treinamentos”, disse.
E o treinador Mian já faz planos para o futuro. “A organização dos seus treinamentos para este semestre foi visando a superação dos 2,70 metros. Dessa forma, planejamos que ela salte entre 2,80 a 2,90 metros na 3ª Taça Brasil de Atletismo Master, nos dias 11 e 12 de novembro, em Bragança Paulista.