Campo Limpo Paulista sedia Jogos da Melhor Idade (JOMI)
Campo Limpo Paulista é uma das 41 cidades selecionadas para as disputas dos Jogos da Melhor Idade – JOMI 2023. Excepcionalmente este ano as competições não acontecem em sede fixa, portanto, as modalidades estão divididas em vários municípios da região.
Ao todo, 90 idosos entre 60 e 89 anos de Campo Limpo Paulista participam nas seguintes modalidades: buraco, damas, xadrez, truco, dominó, atletismo, dança de salão, coreografia, natação, tênis, tênis de mesa e voleibol.
As competições já começaram nesta terça-feira (8), no Complexo Esportivo com as modalidades de damas, xadrez e tênis.
Já a cerimônia oficial de abertura do JOMI 2023, com desfile de todas as delegações, está marcada para sábado (12), a partir das 13h no Ginásio Ayrton Senna da Silva, em Itapetininga. Neste dia, Campo Limpo Paulista compete na coreografia e dança de salão.
O 25º JOMI é o antigo JORI (Jogos Regionais do Idoso) e representa a união, celebração da vitalidade e energia dos idosos, que continuam demonstrando que a idade é apenas um número e que a paixão pelo esporte não conhece limites. “Que esses jogos sejam um lembrete inspirador de que a dedicação, a amizade e a superação são atemporais, e que a cidade de Campo Limpo Paulista está pronta para brilhar mais uma vez nesses encontros esportivos”, afirma o secretário de esportes, Cleber Ulisses.
Um esporte para todos os públicos
Herman Claudius van Riemsdijk é um enxadrista brasileiro que atualmente joga por Campo Limpo Paulista. Ele é Mestre Internacional de Xadrez pela FIDE e autor de vários artigos sobre o enxadrismo. Foi campeão brasileiro em 1970, 1973 e 1988, além de ter sido vice-campeão em 1975, 1976, 1977 e 1995. Ele participou do JOMI, que ocorreu na última terça-feira (9) no Ginásio Nenezão, onde elogiou as iniciativas da Prefeitura em incentivar esse esporte.
“O xadrez possui um poder altíssimo de transformar vidas, oferecendo inúmeras opções de jogos e estratégias que podem ser aplicadas no nosso dia a dia. Ações políticas que promovem essa modalidade certamente trazem muitos benefícios”
Aos 70 anos, Pedro Barbosa começou a praticar xadrez e está envolvido nesse hobby há apenas 6 anos. O atleta afirma ter sido desafiado a jogar devido às táticas desafiadoras do jogo. Em sua casa, junto de sua esposa, Creusa Aparecida Góes Barbosa, os dois praticam e se divertem juntos. Pedro, que é jogador da cidade vizinha, Várzea Paulista, aprova a ação e afirma também ser uma oportunidade distração.
“Estou feliz pela oportunidade de fazer algo que aprendi a amar: jogar xadrez e ainda fazer novas amizades. A Prefeitura está de parabéns por promover esse esporte para nós, idosos também”
O prefeito de Registro, Nilton José Hirota da Silva, também esteve presente participando das partidas de damas e xadrez. Apaixonado por esses esportes, acredita que essas modalidades auxiliam na promoção da comunidade, proporcionando uma visão mais ampla e um plano de vida para as pessoas.
“As iniciativas que Campo Limpo Paulista realiza ao promover essas práticas para toda a população, abrangendo desde crianças até idosos, estão alinhadas com o que também penso para a minha cidade”