Taça das Favelas de Jundiaí tem abertura com grande festa no Dal Santo
Com grande presença de grande número de torcedores, amigos e familiares, mas principalmente de atletas (mais de 600 inscritos), a 1ª Taça das Favelas de Jundiaí teve a largada oficial na manhã deste sábado no CECE Francisco Dal Santo, na Vila Rami.
As 16 equipes no masculino e as cinco no feminino compareceram para o desfile de abertura, trazidas por ônibus oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Jundiaí, via Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), saindo dos bairros com destino ao Completo Esportivo.
O evento, uma promoção da Central Única das Favelas (Cufa) Jundiaí e TV Tem, com apoio da Prefeitura, ocorre pela primeira vez na cidade, embora já seja tradicional nas capitais e grandes cidades brasileiras, reunindo anualmente mais de 100 mil jovens, entre homens e mulheres, em todo o país.
Desde sua primeira edição, em 2012, a Cufa nacional contabiliza cerca de 500 jovens que ingressaram no futebol profissional através da Taça das Favelas, transformando a vida de muitas famílias.
Para Eduardo Ramalho, o Festa, presidente da Cufa Jundiaí, o evento foi a demonstração clara de que a população das comunidades merece esse espaço. “Oportunidade não apenas de disputar um torneio, mas de dar visibilidade a todas as comunidades. Isso não tem preço. Como eu sempre digo, chegou a nossa vez. Vamos favela!”
O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, ressaltou o olhar que a Prefeitura sempre teve para toda a população como o diferencial de Jundiaí e o desafio a ser mantido para o futuro. “Quando dizemos que é a cidade das crianças, estamos dizendo isso porque oferecemos uma infância com todas as possibilidades, porque temos planejamento para a adolescência, para a juventude, ajudando cada uma delas a se inserir no mercado de trabalho e na vida adulta. É assim que fazemos e é assim que temos de continuar fazendo.”
O gestor de Esportes e Lazer, Luís Cláudio Tarallo, destacou ainda a importância do esporte na vida de cada criança e adolescente. “Essa é uma demonstração de quanto o esporte motiva as crianças, os adolescentes e os jovens. Veja a quantidade de pessoas numa manhã de sábado em nosso centro esportivo. O esporte proporciona isso. É qualidade de vida, mas, ao mesmo tempo, é interação social, é confraternização.”
Após a cerimônia, começaram as partidas validas pela fase de oitavas de final da competição.
Confira as partidas:
Masculino
Jogos deste sábado – 12 de agosto
- 9h45 – Morada das Vinhas x Santa Gertrudes
- 11h – Fepasa x Meias Aço
- 14h – Varjão x Ivoturucaia
- 15h45 – Novo Horizonte x Nambi
Jogos de domingo – 13 de agosto
- 9h – Tamoio x São Camilo
- 10h45 – Vista Alegre x Tulipas/Marlene
- 14h – Vila Popular x Água Doce
- 15h45 – Vila Maringá x Vila Ana
Feminino
Jogos do dia 19 de agosto
- Meias Aço x Fepasa
- Tamoio x Santa Gertrudes
- Vila Ana no chapéu