Jundiaí ainda tem vagas para exame de mamografia gratuito
Em apoio à conscientização da importância do diagnóstico precoce de câncer de mama, campanha realizada mundialmente durante o mês de outubro, a ONG Américas Amigas estaciona sua unidade móvel de diagnóstico em Jundiaí, de 29 de setembro a 1 de outubro no estacionamento do Tenda Atacado (Av. Prefeito Luis Latorre, 4860), das 7 às 16 horas.
A meta da Américas Amigas é contribuir para a redução da mortalidade do câncer, por meio de acesso gratuito a exames diagnóstico a populações em situação de vulnerabilidade social. As pessoas interessadas em fazer a mamografia devem se cadastrar pelo site da ONG (https://www.americasamigas.org.br/mamografias-gratuitas ) fim de garantir a vaga.
O câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres, excluídos os tumores de pele não melanomas e, segundo as sociedades médicas, o rastreamento da doença deve ser iniciado a partir dos 40 anos de idade, pois, quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o prognóstico e menos agressivo poderá ser o tratamento. Segundo os registros da Américas Amigas, cerca de 45%-50% das pessoas atendidas por seus projetos têm menos de 50 anos de idade – as sociedades médicas recomendam o rastreamento ativo a partir dos 40 anos de idade. Além do atendimento direto, em sua unidade móvel, a Américas Amigas atua em todo o Brasil, por meio de parcerias, tendo já doado 23 mamógrafos para entidades beneficentes e hospitais públicos e filantrópicos, que viabilizaram a realização de mais de 1,1 milhão de mamografias. No período, foram também doados mais de 68 mil outros exames e realizadas mais de 35 mil horas de capacitação e treinamento de profissionais técnicos e de saúde de entidades parceiras.