Defesa Civil de Louveira alerta para chegada da frente fria
A Defesa Civil de Louveira fez um alerta para a chegada da frente fria no Estado de São Paulo. No mês de setembro, o município registrou 86% a mais de chuva do que o esperado. O total foi de 147,2mm com rajadas de vento que chegaram a 25 km/h e a média de temperatura mais alta foi 32,4 °C.
Na última quarta-feira (4), houve um alto nível de chuva e ventania no Estado de São Paulo. Em Louveira, a chuva foi de 20,8mm e o vento atingiu 40km/h, segundo dados da estação meteorológica da cidade. Sendo assim, aconteceu queda de árvores em alguns bairros da cidade. Foram três no Abadia, uma no Jardim Bandeirantes, uma no 21 de Março e outra no Monterrey. Duas delas foram em imóveis, mas não houve danos físicos.
A Defesa Civil trabalha na prevenção. Toda a cidade foi mapeada pelo Instituto de Pesquisa Tecnológicas – IPT, sendo assim, é possível identificar os pontos suscetíveis a deslizamentos e inundações, onde são solicitados serviços como limpeza de córregos e rios, limpeza de galerias de águas pluviais, verificação do sistema de micro e macrodrenagem, construção de muros de contenção e outras ações que a Defesa Civil entenda ser necessária para o período de chuvas mais intensas. Além disso, a Unidade do Corpo de Bombeiros tem como atribuição a busca e salvamento de pessoas vítimas de deslizamentos e inundações.
Entre 1º de junho e 31 de agosto, a Secretaria de Assistência Social promoveu a Operação Inverno com a colaboração da Defesa Civil que teve o papel de subsidiar a equipe com informações sobre o clima.
Além disso, a Defesa Civil de Louveira encaminhou sugestões para a Frente Parlamentar para aprimorar os trabalhos dos órgãos do Estado, como investimento em infraestrutura resiliente, uso de tecnologias avançadas, promoção da educação em prevenção, entre outras.
No último mês, a Defesa Civil participou também do Simulado de Acidente de Trânsito envolvendo Transporte de Produtos Perigosos. A equipe também teve participação no Desfile Cívico-militar de 7 de setembro.