Campo Limpo Paulista inicia conversas paradiplomáticas com Cônsul Mexicano
O objetivo foi apresentar as características do município, afim de iniciar um processo de irmanação
Com a intenção de iniciar um processo de irmanação entre Campo Limpo Paulista e outras cidades fora do país, o Diretor de Convênios e Relações Internacionais Dario Hashimoto se reuniu na última semana com o Cônsul Mexicano, Rodrigo Vazquez Ortega, para uma primeira conversa. Neste primeiro momento, o objetivo foi apresentar as características do município e, assim, iniciar o processo de busca por uma cidade mexicana com os mesmos atributos.
“Estamos procurando uma cidade parceira para executar projetos. Passei para o Cônsul o perfil de cidade que temos aqui, com foco na tecnologia dentro da nossa educação, a valorização do esporte e que temos uma grande indústria metalúrgica. Foi uma primeira conversa para demonstrarmos esse interesse de Campo Limpo em criar relações paradiplomaticas com cidades mexicanas”, comenta o diretor Hashimoto.
A irmanação ou geminação entre cidades ocorre quando duas ou mais localidades compartilham de características em comum que as aproximem. Cidades irmãs são aquelas cidades que estabelecem laços de cooperação, mesmo em áreas geográficas ou políticas distintas. Esse conceito foi iniciado, em 1947, pelo presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower. O objetivo era promover o intercâmbio de caráter econômico e tecnológico, além de cultural.
“Neste primeiro contato, Ortega se mostrou bastante receptivo à ideia, e se ofereceu a nos ajudar nesta empreitada, além de já pedir algumas informações relevantes a respeito da cidade. Também estamos planejando uma visita dele e de sua equipe a Campo Limpo Paulista”, completa Dario.
Existem ainda conversas em andamento com vereadores da cidade de Almada, em Portugal, também com o objetivo de iniciar relações diplomáticas entre os municípios.