Placas de denominação de ruas começam a ser instaladas no Jardim São Camilo
Nesta semana, teve início uma nova fase da instalação das novas placas toponímicas do Sistema de Sinalização e Informação Urbana de Jundiaí. Várias ruas do Jardim São Camilo foram contempladas, dentre elas as ruas Idalina Gonçalves Dias e a Gerôncio Pereira da Silva. No começo do mês, ruas da Ponte São João também ganharam as novas peças. A concessão com o consórcio All Space Shempo Imobi prevê a instalação de mais de 10 mil peças em toda a cidade sem custo para o município.
O seu José Ferreira de Sousa, morador há 40 anos do Jardim São Camilo, aprovou a medida. “É uma demanda antiga do bairro. Tudo o que a gente vê de melhoria para comunidade é o nosso sonho. Como existe a rua, a identificação dela é muito importante para vários serviços”, disse. Nos próximos dias, as placas também serão colocadas em outras ruas do bairro.
A prestação de serviço, encabeçada e gerida pela Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), é via “concessão onerosa”, modalidade na qual o Poder Público cede o direito de exploração de um recurso de sua propriedade, no caso as áreas livres do solo urbano, em troca de uma remuneração pré-estabelecida que será o serviço prestado.
“A instalação das placas no Jardim São Camilo é uma das prioridades também por conta do plano de requalificação do bairro e que está em andamento. Além, é claro, de ser um pedido antigo dos moradores, já que muitos não tinham acesso a entregas, porque não havia a identificação das ruas”, lembrou a diretora de Projetos Urbanos da Prefeitura de Jundiaí, Paula Siqueira.
As placas e conjuntos toponímicos são responsáveis pela identificação de logradouros públicos, podendo haver a indicação do bairro, CEP e numeração. O projeto prevê a instalação de 120 placas por mês, considerando os pedidos já existentes no município e também as novas solicitações. Serão contempladas 10.010 placas, 500 conjuntos toponímicos (peças instaladas em postes metálicos, normalmente em esquinas com os nomes das duas ruas), 40 PMVs – painéis de mensagens variáveis (relógios digitais), 05 conjuntos diretórios com mapas temáticos, 30 conjuntos de identificação setorial, seguindo as cores de identificação dos bairros e 25 conjuntos toponímicos digitais (com a publicidade digital).