Destaque 2Últimas

Campo Limpo Pta: Alunos selecionados para a SOMOS realizam oficina para reproduzirem obras em telas

Neste ano, a exposição terá como tema a vida e biografia da escritora e compositora brasileira Carolina Maria de Jesus

Começa no próximo dia 6 de novembro a 3º Exposição SOMOS, que neste ano terá como tema a vida e biografia da escritora e compositora brasileira Carolina Maria de Jesus. Para o evento, foram selecionadas 36 obras de alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Campo Limpo Paulista, sendo 18 textos e 18 desenhos. Destes, seis foram escolhidos para serem reproduzidos em tela, e três de cada categoria serão premiados como ouro, prata e bronze.

Nesta quarta-feira (25), os seis alunos escolhidos para expor suas obras receberam uma oficina com o artista plástico Paulo du’Sanctus, para reproduzirem seus desenhos em telas, que serão levadas à exposição. E os resultados foram surpreendentes. “Hoje, os alunos estão jogando o desenho que fizeram na folha para a tela. Alguns estão tendo o primeiro contato com a tinta, e a ideia é deixar que eles tenham a liberdade de olhar para a tela e liberar toda a sua criatividade”, comenta.

Também foram selecionados 3 alunos de cada escola na categoria poema. Essas terão a publicação de um livro, e ainda serão selecionados os três melhores da cidade. Participam alunos das escolas EMEF Governador André Franco Montoro. EMEF Vila Thomazina, EMEF Ver. José Poli de Oliveira Dorta, EMEF Professor Luiz de Carvalho e EMEF Oswaldo Grandizoli.  

IMG_4762

Carolina Maria de Jesus é uma figura notável na literatura brasileira e um ícone quando se trata da luta pela consciência negra. Sua biografia marcada pela luta e a grandeza de suas obras são os fatores que determinaram a escolha em trazê-la como tema central da SOMOS 2023. Ela foi uma das vozes mais autênticas e corajosas na literatura do Brasil, e sua obra é um testemunho poderoso da realidade das pessoas negras no país.  

Mais que uma merecida homenagem, a mostra é um lembrete poderoso de que a literatura e a escrita têm o poder de desafiar preconceitos, educar e inspirar ações que promovam a justiça social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights