RMJ debate projeto de requalificação do Rio Jundiaí
O projeto de requalificação do Vale do Rio Jundiaí, escolhido pelo Governo do Estado como prioritário para a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), foi apresentado nesta sexta-feira (27) para gestores e técnicos dos municípios da Região. O trabalho vem sendo desenvolvido pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) de Jundiaí desde 2017 e abrange diretrizes para um trecho de 28 km no município, com projeto-piloto para execução de 1 km desse trecho, na Avenida Antonio Frederico Ozanan.
No encontro, foram discutidas as principais necessidades para expansão desse projeto de requalificação do Rio Jundiaí para os demais municípios da Região, ao longo de todo o trecho de mais de 100 quilômetros, de modo que ele seja estruturante do desenvolvimento regional.
O projeto prevê a implantação de um parque linear ao longo do Rio, alargamento das margens para evitar alagamentos, análises de futuras desapropriações e construção de novas pontes e projeto viário, além de ciclovia e calçadas acessíveis. “Esse é um projeto que pode unir e agregar todos os municípios. Dada a relevância do assunto, convocamos essa reunião específica para tratar desse tema”, disse o Assessor Especial da Região Metropolitana de Jundiaí, Carmelo Paoletti Neto.
A partir da reunião desta sexta, o próximo passo é a elaboração de um plano geral de todo o trecho do Rio Jundiaí, em que cada cidade apresentará as suas demandas, para posterior viabilização de financiamento para as futuras obras. Cada município será responsável por levar contribuições de levantamento das áreas de interesse para ações integradas no projeto futuro. No mês que vem, uma nova reunião será realizada para encaminhamento das ideias.
“Não é um projeto só de saneamento e macrodrenagem, mas de requalificação urbana que vai atingir Jundiaí e toda a região. Por isso a necessidade da discussão e, posteriormente, execução dos projetos. São obras que vão reduzir as enchentes, mas também que pretendem mudar a relação da população com o rio, fazendo dele um estimulador de crescimento das cidades”, afirma Sinésio Scarabello Filho.
Também estiveram presentes o gestor de Serviços Públicos, Adilson Rosa, a diretora do Departamento de Urbanismo, Sylvia Angelini, além de representantes de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, FUMAS, DAE e das cidades da Região Metropolitana de Jundiaí.