Biblioteca de Jundiaí abre inscrições para oficina de contação de histórias africanas para crianças
A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot recebe neste sábado (04), a partir das 10h, a oficina de contação de histórias africanas para o público infantil. Com realização da Cia. Kokelinha Produções Artísticas, de Campinas, a atividade é voltada para trabalhadores de Cultura, professores, arte educadores e artistas que trabalhem ou desejem atuar para crianças, e que devem se inscrever gratuitamente por meio de formulário on-line.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVTBEui1qvEwjQzgtvmZNHmo_UC6FwvlsZtevvANm3AqoyDQ/viewform
Com duração de 90 minutos, a oficina aborda quais são e onde se encontram os elementos culturais africanos presentes em nosso cotidiano, e de que formas eles podem ser utilizados na contação e resgate de histórias.
Durante a oficina, os participantes terão ainda acesso a ferramentas de ensino para a inserção da cultura africana em contação de histórias, jogos e músicas. A oficina também explora conhecimentos sobre o ato de contar histórias, apresentando técnicas de narração, corpo e voz. Tudo isso, com o intuito de ajudar o público-alvo das histórias – as crianças – a identificar os sons, cores, gestos e músicas que surgiram no continente africano, além de compreender a importância da valorização dessas contribuições para a sociedade brasileira.
A Biblioteca Municipal fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos. Mais informações pelo telefone. 4527-2110.
Mais Cia. Kokelinha
Já no domingo (12), a partir das 15h, a Cia. Kokelinha apresenta o espetáculo teatral “A Princesa Dara e o sapo que fala”, na Sala Santos-Jundiaí de espetáculos do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa).
Com entrada gratuita e por ordem de chegada, a peça explora, de forma lúdica, temas como representatividade, ecologia, cultura popular e autoconhecimento, por meio da história da líder e rainha do reino africano de Kadondo, a bondosa Nandi Ka, que está preparando a festa de 15 anos de sua filha, a princesa Dara. Ao contrário da sua mãe, Dara não se interessa pelo seu reino, nem pela história de seu povo, e acredita ser a pessoa mais ilustre do mundo. A princesa só não esperava que um sapo, mais artista que anfíbio, pudesse roubar a atenção de todos bem no dia do seu aniversário.
O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760. O local conta ainda com estacionamento coberto e gratuito.
Tanto a oficina quanto a apresentação teatral são atrações que chegam ao Município contempladas pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.