Festa celebra um ano do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Lydia Mojola Gut, de Várzea Paulista
Local já sediou diversas atividades desde 28 de outubro de 2022, contemplando pessoas da melhor idade que residem em vários bairros de Várzea Paulista
Na tarde desta terça-feira (31), Várzea Paulista comemorou o primeiro aniversário do CCPI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa Lydia Mojola Gut), órgão municipal que já contemplou mais de 150 pessoas varzinas da melhor idade desde a inauguração, em 28 de outubro de 2022. No evento realizado pela Prefeitura, participantes das atividades do órgão e familiares curtiram apresentações culturais protagonizadas por quem participa das oficinas do CCPI, receberam apoio de autoridades municipais e ainda saborearam um farto café da tarde, com direito a bolo de aniversário.
Os números artísticos agitaram a festa. Houve uma apresentação de dança circular, com a professora Karen Oliveira; música cantada com o coral do CCPI — Grupo Alegria de Viver —; a dança da música Maria, conduzida pela professora Alessandra Roncada, também feita pelo time da cidade na edição dos Jomi (Jogos da Melhor Idade) deste ano; e o público ainda curtiu várias danças populares do grupo das oficinas de dança do professor Wanderson Araújo dos Santos, aberta à participação de outras pessoas presentes.
Como se inscrever
O CCPI Lydia Mojola Gut oferta as oficinas de mobilidade, dança, artesanato e canto coral e atividades de lazer, tudo com acompanhamento individualizado, atendendo à necessidade de cada participante. Para entrar em contato, receber o atendimento personalizado e poder se inscrever para a atividade com as quais mais se identificam, os interessados podem se dirigir ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo ou ao próprio CCPI (Rua Arnold Gut Júnior, s/n), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
O Cras Central fica na Rua José da Silva Leme, 62 — Jardim do Lar; o Cras Norte está localizado na Rua Capivari, 405 — Vila Real; e o Cras Oeste fica na Avenida Bertioga, 781 — Vila Tupi.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4595-2194, com a coordenadora do CCPI, Maria Morassutti, nos mesmos dias e horários de atendimento citados acima.
No evento, familiares da grande varzina que dá nome ao órgão também marcaram presença. Essa mulher forte viveu intensamente com a família, desde junho de 1950, na Fazenda Mursa (atual bairro Sítio do Mursa). Religiosa e de coração acolhedor, atuou na agricultura familiar, na iniciativa de fazer uma escola, alfabetização e incentivo para que as mães matriculassem os filhos na unidade escolar onde agora fica o CCPI. Ajudava até mesmo a manter a escola. Faleceu em 2002, aos 91 anos.
A escolha do nome foi aprovada pelos vereadores da cidade de forma unânime.