Destaque 2PoliticaÚltimas

Diretor de Confederação Sindical do Irã visita Sincomerciários de Jundiaí

O encontro faz parte da programação de eventos sindicais do dirigente no Brasil

De passagem por São Paulo, cumprindo programação de eventos no Brasil, o diretor internacional e membro do Conselho de Administração da Confederação dos Trabalhadores Iranianos, Majid Firouzabadi, visitou a sede do Sincomerciários de Jundiaí na manhã desta segunda-feira, 6.
 
Ele foi recebido pelo presidente Milton de Araújo e sua equipe de diretores e empregados. Neste encontro, os participantes aproveitaram a oportunidade e, ao colocarem as suas questões através de um tradutor online, ficaram mais familiarizados com o trabalho e as leis do Irã.
 
Majid, que fala a língua Persa e Inglês, respondeu a todos com entusiasmo. “Estou feliz por estar aqui e levar um pouco de conhecimento a todos e estou extremamente grato pela oportunidade que o Sr. Milton, presidente deste grande Sindicato, proporcionou”. E completou convidando Milton para visitar sua sede. “Espero recebê-lo no Irã em breve”.
 
O dirigente falou brevemente sobre a situação econômica, política e social do Irã, a relação dos sindicatos em defesa dos trabalhadores face aos problemas que, segundo ele, “são causados pelo embargo dos países ocidentais e das grandes potências coloniais que tornaram a situação dos trabalhadores difícil e complicado”.
 
Desafios
“Os trabalhadores vivem numa economia difícil devido às sanções. Infelizmente, tem um impacto direto na qualidade de vida dos trabalhadores e, sobretudo, nos seus rendimentos e salários devido ao aumento nos preços dos alimentos e dos bens de consumo. A redução dos salários é um dos maiores problemas que a Confederação enfrenta”, comentou Majid.
 
Leis
Segundo o diretor, a legislação trabalhista no Irã é semelhante à legislação trabalhista brasileira. No entanto, os jovens só podem entrar no mercado de trabalho aos 18 anos. Antes disso, entrar no mercado apenas a título de contrato de estágio. Ele mencionou ainda que a legislação laboral do Irã tem 203 artigos e 11 capítulos, e que está relacionado às questões relativas à jornada de trabalho, emprego, serviços sociais para jovens e mulheres, habitação e determinação de salários, estruturas laborais e sindicais, etc.
 
Majid disse que no caso dos acordos coletivos, esta estrutura funciona como bónus, fixando salários superiores ao salário-mínimo, protegendo os trabalhadores no local de trabalho. No entanto, os benefícios são concedidos após acordo com os empregadores. Por exemplo, no setor da saúde, os trabalhadores podem utilizar gratuitamente os serviços dos hospitais e clínicas da segurança social, graças a acordos com o Sindicato. Nos hospitais públicos, também podem utilizar os serviços de parte dos custos.
 
O gestor internacional falou sobre a fiscalização das condições disciplinares de trabalho no Irã: “Existe uma comissão disciplinar nas oficinas e locais de trabalho que regula os padrões e a disciplina da empresa. O local de trabalho deve ser configurado de forma que siga as normas e padrões”.
 
Turismo
Para conhecer o Irã, ele sugere três pontos principais:

1. Historicamente:
O Irã remonta a 2.500 anos atrás e possui lugares antigos e valiosos;

2. Religiosamente e culturalmente:
Em todas as cidades, bairros, há mais de uma mesquita e locais religiosos em cada rua, e também há cerimônias religiosas;

3. Ao nível do turismo de natureza e do ecoturismo:
Possui diversos atrativos turísticos, desertos e florestas, além de áreas nômades nas montanhas e mares únicos, um lago salgado, moinhos de vento especiais e muitos rios.
 
Recordação
No final da reunião, foram trocados presentes e lembranças entre os dirigentes, incluindo açafrão e pistache de açafrão especialmente do Irã.

OIT
Milton conheceu Majid na 111ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT em Genebra, Suíça, em junho deste ano, onde representou os trabalhadores da Força Sindical entre políticos, trabalhadores e empregadores dos 187 países membros do órgão afiliado à ONU. Majid aproveitou para expressar seu respeito e admiração pela categoria comercial mencionando o presidente da Fecomerciários, deputado federal Luiz Carlos Motta, e congratulou-se com a expansão das relações bilaterais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights