Louveira vence Prêmio Cidades Excelentes na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana
Cidade é destaque em todas as categorias, com altas notas e excelência em boas práticas na gestão pública
A cidade de Louveira foi escolhida como a melhor na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, entre as cidades de 30 a 100 mil habitantes do Estado de São Paulo, na 3ª edição do Prêmio Cidades Excelentes promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila. O evento aconteceu no início da noite deste domingo, dia 12, nos estúdios da Band, em São Paulo. Ainda, Louveira foi finalista, também, na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, que utiliza as notas do Índice de Gestão Municipal Aquila – IGMA, desenvolvida pelo Instituto Aquila, com o objetivo de promover o Ciclo Virtuoso do Desenvolvimento Humano e reconhecer boas práticas de gestão pública nos municípios do país. O IGMA é composto por seis pilares estruturais: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
“Este prêmio é um reconhecimento dos investimentos que temos realizado em Louveira desde o início do nosso mandato. Nosso Plano de Governo é audacioso, avançar 20 anos de desenvolvimento para Louveira em 4 anos e temos trabalhado nesta sintonia. O prêmio nesta categoria de Infraestrutura é uma prova de que o investimento de R$ 1 bilhão em dois anos e meio, que desenvolvemos em ações, programas e obras para Louveira foram essenciais, com mais de 190 obras entregues e outras 20 que estão em andamento, todas com alcance social e benefícios para o dia a dia do cidadão louveirense”, apontou o prefeito Estanislau Steck.
O Instituto Aquila é uma consultoria internacional de gestão de origem brasileira presente no ranking FDC das multinacionais e mapeada pelo relatório Source Global Research, instituição britânica de referência em pesquisas no segmento. Com sedes no Brasil (Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus), Suíça, Austrália, Colômbia e Portugal, nos últimos 12 anos, o Instituto tem atuado em 24 países de todos os continentes, com mais de 500 profissionais liderados por referências técnicas.
O IGMA reúne dados públicos das 5.568 cidades brasileiras. Em constante evolução, a plataforma contempla 67 indicadores, distribuídos entre os seis pilares. Por meio de um algoritmo próprio, o IGMA consolida, cruza e organiza os dados de fontes oficiais, públicas e primárias.
Com a finalidade de aprimorar a avaliação dos municípios no Prêmio Band Cidades Excelentes, os Tribunais de Contas dos Estados de São Paulo e Rondônia formalizaram um acordo de cooperação técnica para troca de metodologias, conhecimentos técnicos e acesso a dados públicos.
Louveira, agora, irá concorrer também em Brasília, no final do ano, no prêmio nacional na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana.