Destaque 2RegiãoÚltimas

Eu Tenho Voz: projeto combate abuso sexual de crianças e adolescentes

Projeto já recebeu mais de 600 denúncias de abuso sexual e violência contra crianças e adolescentes

Através de ações lúdicas, voluntário do IPAM, como juízes, procuradoras de Justiça e procuradoria do Estado levam às escolas, uma peça de teatro chamada ‘Marcas de Infância’, da Cia Narrar, que trata de dois casos de abuso sexual contra crianças e uma caso de violência física. A ação faz parte do Projeto ‘Eu Tenho Voz’, cujo objetivo é a prevenção e o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes e a aproximação dos juízes à comunidade e nasceu em 2016 diante da constatação do crescimento das estatísticas relacionadas com o crime de abuso sexual, físico e psicológico cometido contra crianças e adolescentes.

Em Jundiaí, uma das responsáveis por este projeto é a Dra. Herta de Oliveira vice-presidente do Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), que tem realizado o projeto nas escolas. Segundo ela, esta é a forma que encontraram para levar informação e sensibilização sobre o tema diretamente para as crianças nas escolas. “Após a apresentação, conversamos com as crianças esclarecendo o que é o abuso sexual e como se defender ou buscar auxílio. Normalmente, no final da apresentação, as crianças que são vítimas de violência vêm conversar com as voluntárias e buscam socorro, revelando a violência de que são vítimas e estas denúncias são encaminhadas para as esferas competentes para solucionar o problema”, explicou a magistrada.

Ela destacou ainda que, antes de receber o projeto, os professores recebem um curso de capacitação em prevenção e combate ao abuso sexual de crianças.

A Dra. Herta de Oliveira afirmou que o projeto vem sendo apresentado nas escolas públicas de diversos municípios que demonstraram interesse em receber a ação e há uma lista de espera de municípios que solicitaram o projeto. “Atualmente temos 200 pedidos de curso e apresentações em variados estados”. Para conhecer melhor a ação, viste o site eutenhovoz.com.br ou ipam.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights