Mobilização reforça controle das arboviroses na região
A ação contra o mosquito Aedes aegypti, segue com orientações sobre prevenção e controle das doenças
As cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) realizaram a Semana de Mobilização Social para Ações de Controle das Arboviroses, uma iniciativa do Governo do Estado, que correu até o dia 2 de dezembro. São várias ações visando a conscientização, bem como redução de casos.
Em Louveira, a equipe da Vigilância em Saúde visita periodicamente imóveis residenciais e comerciais para orientações quanto aos sintomas de doenças transmitidas principalmente por mosquitos, como a dengue, bem como medidas de prevenção e controle de criadouros, vistoria em pontos estratégicos, bloqueio de controle de criadouros e aplicação de larvicidas em recipientes que não podem ser removidos.
Já em Campo Limpo Paulista, a Secretaria de Saúde vem intensificando o trabalho de agentes de saúde casa a casa, com distribuição de materiais educativos e também nas escolas com mensagens via WhatsApp. Segundo a pasta, este ano, foram notificados 389 casos de dengue, dos quais, 98 positivos e 269 negativos.
O último caso registrado de dengue foi em outubro de 2023. Já em relação ao Chikungunya, foram notificados duas suspeitas, mas negativos e nenhum caso de Zica Vírus.
Em Jundiaí, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) iniciou nesta terça-feira (28) uma série de treinamentos voltados aos responsáveis por Pontos Estratégicos (PEs), para reforçar as orientações para a prevenção e controle das arboviroses.
Segundo a Visam, o último boletim de arboviroses mostra que Jundiai registra 1.059 casos de dengue (902 autóctones e 157 importados), quatro de chikungunya e nenhum caso de zika.