Cidade das Crianças forma 125 alunos no Ludicidadania
A parceria entre a Unidade de Gestão de Educação (UGE) com a Guarda Municipal tem rendido bons frutos no programa Ludicidadania, realizado semanalmente com alunos da rede municipal de ensino. Neste sábado (9) foi a vez de 125 crianças do 4º ano da EMEB Deodato Janski, do Jardim Tarumã, receberem o diploma pela conclusão desse ciclo.
O programa tem três eixos:cidadania, viver saudável e cultura de paz. Os GMs Douglas Alexandre Barban Carvalho e o Pedro Seguro Furtado conduziram as atividades todas as quartas-feiras na unidade.
E o reflexo desse trabalho acontece no comportamento e atitudes da garotada. “Como mãe, posso afirmar que o Ludicidadania foi importante dentro do meu lar. Vimos nitidamente como o Rafael mudou de comportamento. Ele nos chama a atenção no trânsito, conversa quando vê alguma discussão e aprendeu a falar sobre os próprios sentimentos. Não tenho palavras para agradecer”, disse Vanessa Aparecida Ongaro, mãe do aluno Rafael Henique de Souza.
O menino também elogiou o programa. “Aprendi que devo conversar com os meus pais sobre tudo. Além disso, falamos muito sobre bulliyng, para que isso não ocorra na escola.”
Gabriela Ramalho, aluna da EMEB, expressou tudo o que achou do Ludicidadania em uma redação, lida para todos. “Os guardas nos ensinaram coisas importantes. Gostei muito de ter ido na base da GM. Lá eu conheci a cachorra Pantera.”
O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, representou o prefeito Luiz Fernando Machado e destacou a importância do projeto. “A construção da nossa cidade é permanente e propostas como essa são fundamentalis. A educação transforma vidas. Espero que vocês levem adiante tudo o que aprenderam aqui.”
O comandante da Guarda Municipal, Benedito Marques Moreno lembrou que todos os guardas envolvidos passaram por uma capacitação, para que pudessem aplicar uma linguagem lúdica no trabalho.”Felizmente, o Programa é sucesso. Os filhos de vocês são nossos filhos. Fazemos tudo com muito amor”, disse ele, à plateia.
De 2022 para 2023, o programa cresceu bastante. Saltou de 530 alunos atendidos em seis escolas para mais de 1,5 mil crianças de nove unidades escolares.
A diretora do departamento de Ensino Fundamental da UGE, Marjorie Samira Ferreira Bolognani, destacou que o programa faz parte do Escola Inovadora, que pensa na ambiência nas escolas e formação dos educadores. Além disso, ela detalhou os eixos do Ludicidadania aos presentes. “Ver essa escola cheia de pais e alunos me faz ter a certeza de que iremos transformar a sociedade por meio da educação. As pessoas desse bairro estão aqui porque acreditam nisso.”
A diretora da EMEB, Renata Faria Caires elogiou a iniciativa. “Encerramos um projeto grandioso, que trouxe inúmeros ensinamentos e valores que edificam a sociedade, como respeito ao próximo e à pátria.”