Destaque 2SaúdeÚltimas

Janeiro Branco alerta sobre a importância da saúde mental

O ano começa com um chamado para a conscientização e promoção da saúde mental. A campanha Janeiro Branco, que chega a sua 11ª edição, traz em 2024 o tema: “Saúde Mental enquanto há tempo!”. Em Jundiaí, a população tem atendimento integral a partir da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e da Atenção Básica.

“Iniciamos o ano com essa importante campanha que estimula o autocuidado e a atenção ao cuidado emocional, ressaltando a importância de investirmos para além de ações curativas. É fundamental compreendermos que o cuidado com a nossa saúde mental envolve a adoção de hábitos para a qualidade de vida, como a prática de exercícios físicos e de hobbies terapêuticos, o autoconhecimento, a nossa abertura a novos conhecimentos, a espiritualidade saudável e o contato com a natureza”, afirma a apoiadora institucional da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, psicóloga Adriana Carvalho Pinto.

Atividades em grupo e hobbies terapêuticos são bastante úteis para a manutenção da saúde mental

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. No Município, em 2023, os atendimentos na RAPS tiveram um aumento de 28,8%, em comparação ao ano anterior. Os casos de depressão e ansiedade foram responsáveis pela maioria dos atendimentos.

A psicóloga destaca que os as pessoas não devem hesitar ao perceber sinais para buscar auxílio. “É cada dia mais necessário prestarmos atenção aos nossos próprios sentimentos. Precisamos nos conhecer e nos cuidar de maneira integral. À medida que identificamos sensações como tristeza e medo recorrentes, desânimo, sensação de apreensão, devemos buscar pela avaliação de um profissional de saúde, que auxiliará na compreensão desses sentimentos, conduzindo ao tratamento mais adequado”, ressalta Adriana.

A prática de exercícios físicos também é importante. Na cidade, ocorre a oferta em vários equipamentos

Atendimento
Na cidade, o atendimento nos serviços da RAPS ocorre por livre demanda, sem a necessidade de encaminhamento ou agendamento. A pessoa, ao perceber alguma dificuldade que gere uma necessidade de avaliação, pode procurar diretamente a Unidade Básica de Saúde (UBS), Nova UBS ou Clínica da Família mais próxima de sua residência ou os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). CONFIRA OS ENDEREÇOS

Jundiaí também oferta cuidados a partir das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) oferecidas nos serviços da Atenção Básica. “Além das ações tradicionalmente realizadas que vão do acolhimento ao acompanhamento psicológico e psiquiátrico, aos grupos Terapêuticos, oficinas, entre outros, a rede municipal de saúde oferta atividades como artesanato, meditação, auriculoterapia, fisioterapia, dança circular, Lian Gong, alongamento, que representam importantes ferramentas de promoção de saúde mental. Para participar, basta o usuário verificar a programação junto à sua unidade referência”, acrescenta a psicóloga.

Ao longo do mês, as Unidades Básicas de Saúde e CAPS contarão com atividades alusivas ao tema, a fim de fortalecer a necessidade de autocuidado à população em geral. A programação pode ser conferida nos equipamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights