Com aumento na ocupação, 87,5% dos hotéis de Jundiaí registraram visitantes para a Festa da Uva
Consolidado como principal evento turístico de Jundiaí, a 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos de Jundiaí (2024) registrou aumento na ocupação hoteleira da cidade durante os dois primeiros finais de semana do evento. Segundo pesquisa realizada pela Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), por meio do Departamento de Turismo, 87,5% dos hotéis de Jundiaí registraram visitantes para a Festa da Uva.
Além do dado expressivo, 62,5% dos hotéis registraram alta na ocupação se comparado aos finais de semana comuns. A pesquisa foi realizada junto aos principais hotéis da cidade. “É importante frisar ainda que os visitantes e turistas movimentam não apenas os expositores da festa e o ramo hoteleiro, mas também os postos de gasolinas, supermercados, padarias e praticamente todo o setor de serviços. É uma cadeia toda que é impactada durante esses quatro finais de semana da festa”, disse o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.
Segundo a pesquisa, 87,5% dos visitantes que declararam a ida à Festa da Uva eram turistas e famílias. Até agora, quase 110 mil pessoas passaram pelo Parque da Uva nos dois finais de semana de evento, para aproveitar as diversas atrações culturais, gastronômicas e da produção agrícola e artesanal de Jundiaí. No último final de semana, visitantes de 198 cidades, 21 estados e do Distrito Federal, além de vários países, como Alemanha, Portugal, Coreia do Sul, Canadá, Estados Unidos, Bélgica e Paraguai, participaram da Festa.
“Nós temos recebido um feedback muito positivo das pessoas que visitam a Festa da Uva. Por isso, os turistas têm a tendência de, após visitarem a Festa, retornarem ao longo do ano, o que garante o efeito positivo da Festa a médio prazo, principalmente com impacto nas Rotas Turísticas da cidade, que são oito”, lembra a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro. Ainda segundo o Departamento, os guias de turismo, agências receptivas e outros elos da cadeia produtiva acabam, também, sendo diretamente impactados de maneira positiva, uma vez que todo o cluster turístico da cidade acaba se envolvendo com a Festa da Uva.
A 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos segue pelos dias 26, 27 e 28 de janeiro e 02, 03 e 04 de fevereiro – às sextas-feiras, das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos das 10h às 21h. A entrada é gratuita e, como ação solidária, é sugerida a doação de alimentos não perecíveis, revertidos ao Fundo Social de Solidariedade (FUNSS). Os visitantes poderão contar com estacionamento gratuito, no Paço Municipal, com transporte por vans – aos sábados (das 9h às 23h) e domingos (das 9h às 22h) – com saídas a cada 20 minutos, também de graça, até o Parque. O transporte também é oferecido na volta.
Já para quem vai usar o transporte coletivo, em todos os domingos da festa haverá a tarifa social, de R$ 1. Também foi criada uma linha exclusiva (308 – Terminal Central/Festa da Uva), que sairá a cada quinze minutos, conforme demanda. As outras linhas permanecerão com o itinerário original.