Volta as aulas: como preparar as crianças para rotina após as férias?
É natural que durante as férias a rotina das crianças mudem e com a volta das aulas, é necessário readaptá-las
Depois de vários dias de brincadeiras, viagens e outras atividades, chega a hora de voltar às aulas. Mas, o retorno à escola pode ser mais difícil, fazendo com que sentimentos, como ansiedade e insegurança, tornem a volta as aulas, mais delicados. É neste momento que os familiares precisam readequar a rotina das crianças e adolescentes e incluir os novos horários e organização para o retorno das atividades. Na avaliação dos especialistas, o papel da família é importante para incentivar a volta, pois, a escola é ponto de encontro, e as crianças e adolescentes têm saudade do momento de interação e de troca com os colegas.
Independente de qual idade a criança ou o adolescente tenha, o incentivo nesses primeiros momentos é importante. Por isso orientam os pais ou responsáveis a reorganizar a nova rotina, ajudando a estudar, dormir mais cedo, rever os horários, calendários, material escolar e seguir os horários combinados para acertar o ritmo do relógio biológico. Além disso, após o retorno é importante que os pais, participem da vida escolar do aluno, tendo interesso no seu dia a dia, atividades, ouvindo e dialogando, para que sinta que tem o apoio em casa.
Já para os pequenos, os que estão iniciando a vida escolar, a missão é um pouco mais difícil, pois, esta criança está prestes a sair de sua rotina em casa para algo novo, que pode gerar dificuldade de permanência no ambiente, problemas para interagir com novos coleguinhas e até no aprendizado. Uma das orientações é promover um diálogo com a criança sobre a nova escola com o objetivo de prepará-los para a novidade e fazer com que a criança veja a escola como algo importante, um lugar divertido e não como algo ruim ou castigo.