Tradição e inovação marcam a gastronomia da Festa da Uva
A 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos é um sucesso e encanta o paladar dos visitantes a cada final de semana. Além das tradicionais opções como as coxinhas de queijo ou uva, a costela ou o clássico frango com polenta frita, a cada ano os expositores abusam da criatividade para garantir novidades que caem no gosto da população.
Uma das novidades da edição é o fettuccine de vinho na manteiga e sálvia, servido pelo bairro do Traviú. Segundo a presidente da Associação Amigos do Traviú, Natália Tomazzeto, a massa é conhecida no bairro e a ideia foi garantir que ela seja um sucesso em toda a cidade, além de relacionar o produto com a rota da cultura italiana. “Foi uma novidade que agradou a todos e é o que mais vendemos na barraca”, contou.
Motivado pela curiosidade, o engenheiro químico Ricardo Galvão, de 25 anos, experimentou o fettuccine e aprovou o prato. “É algo cultural da região e isso me chamou a atenção. Além disso, sempre gostei de massas, então essa combinação deu um toque especial. Achei um prato saboroso”, relatou.
Os produtos de uva que já fazem parte do cardápio nesses 90 anos de festa. Neste ano é possível encontrar o pão de uva, geleia, bolos, sorvete de uva e vinho, brigadeiro de uva e de vinho, bombom de uva, pão de mel com ganache de vinho, crepe de uva, cervejas de uva e a coxinha de uva.
A novidade para acompanhar tantas comidas gostosas, não poderia ser nada diferente de um delicioso espumante de uva niágara rosada, produzido pela Adega Oliveira. A proprietária Mirian Oliveira conta que foram produzidos dois tipos diferentes: Demi-sec e Brut. “É uma produção no método champenoise, que é o modo mais artesanal de desenvolver o produto. Isso garante um sabor muito diferenciado e o pessoal tem gostado muito”, garantiu.
As novidades também vêm nos sabores dos gelatos: uva niágara rosada de Jundiahy com suco da Vinícola Saccomani (vegano); espumante de niagara com pêssego da Adega Oliveira (vegano); vinho com frutas vermelhas da Adega Fontebasso; uva vitória da Fazenda Siamarina do Bairro do Poste (vegano); abacaxi ao vinho da Vinícola Maziero, pannacotta com balsâmico da Adega Martins.
Ainda para refrescar o verão, grande variedade de bebidas de uva serão apresentadas na Festa. A soda italiana de uva – Com suco de Uva Marquesa de Santos, geleia de uva da Bueno Pane e água com gás, limonada de uva Niágara – com Vinho Rose Marquesa de Santos, Uvas, limão e Xarope de Framboesa, Mimosa de Uva Niágara – à base de espumante Demi-sec de Uva Niágara da Vinícola Oliveira e suco de laranja, além de um brownie branco com geleia de uva.
“A variedade de produtos à base de uva permite ao visitante uma viagem gastronômica pelos sabores da fruta e do vinho de Jundiaí. Vale destacar, ainda, que a nossa uva niágara rosada recebeu a Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), na categoria Indicação de Procedência. Mas não é só isso, a Festa tem opção para todos os gostos e paladares. Convido todos a virem conhecer e aproveitar”, disse o Gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez.