CulturaDestaque 2Últimas

Maestro João Carlos Martins retorna a Jundiaí este mês com apresentação gratuita

Encontro tem entrada gratuita e acontece no Teatro Polytheama

A cidade de Jundiaí (SP), recebe, no dia 16 de fevereiro, o concerto Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Heitor Villa-Lobos com o maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP. O espetáculo, que tem entrada gratuita, acontece a partir das 19h30 no Teatro Polytheama e conta com distribuição de um livro temático sobre o concerto para cada família presente.

Além da experiência musical, o público ainda conhecerá mais da história de João Carlos Martins. O músico contará fatos de sua vida e compartilhará curiosidades sobre o repertório, que homenageia o maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos pela execução das obras Bachianas Brasileiras nº 4 (Prelúdio) e Melodia Sentimental. Considerado um dos maiores compositores das Américas, Villa-Lobos coleciona mais de mil obras escritas e reconhecidas por sua importância cultural, principalmente por enfatizar elementos folclóricos nacionais.

COMO ASSISTIR 
O concerto tem entrada gratuita e classificação livre, porém, é preciso retirar o ingresso digital neste link, no site da Secretaria Municipal de Cultura de Jundiaí, clicando aqui ou, ainda, de forma presencial no Teatro, a partir das 10h30 do dia 15 de fevereiro.

O concerto Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Heitor Villa-Lobos é produzido por D’Color Produções Culturais e viabilizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, com patrocínio da empresa Maravilhas do Lar e apoio da Unidade de Gestão de Cultura da Prefeitura de Jundiaí.

MAESTRO 
Dono de um talento ímpar, João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano ainda aos 8 anos de idade. Aos 13 anos começou a consolidar sua carreira no Brasil e cinco anos mais tarde no exterior. Patrocinado por Eleanor Roosevelt, que era, naquele momento, a primeira-dama dos Estados Unidos, João fez sua estreia no Carnegie Hall, uma das salas de espetáculos mais famosas de Nova York. Na época, ele tinha 21 anos e, depois disso, todos os concertos que ele realizou no local tiveram lotação esgotada.

Porém, uma série de acontecimentos quase interrompeu sua carreira. O maestro teve que lidar com os efeitos de um acidente durante uma partida de futebol, um golpe dado em sua cabeça durante um assalto na Bulgária, e uma distonia focal, doença que altera o funcionamento dos músculos e compromete os movimentos. Com a progressão da enfermidade, João Carlos Martins sentia dificuldades para tocar piano, o que resultou, em 2002, que ele abandonasse os palcos como pianista.

Entretanto, não deixou a música de lado, indo estudar regência. Em 2006, criou a Fundação Bachiana com a missão de democratizar o acesso à música e fomentar o cenário da arte no Brasil e no mundo. Atualmente, é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP, orquestra conhecida internacionalmente. Recentemente, voltou a tocar piano usando as duas mãos com a ajuda de ‘luvas biônicas’, desenvolvidas e presenteadas pelo designer industrial Ubiratan Bizarro Costa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights