Destaque 2SaúdeÚltimas

Dengue: 75% dos criadouros do mosquito estão nas casas

Em pronunciamento à nação na terça-feira (6), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um apelo para que a população do Brasil adote diversos cuidados para evitar a proliferação de criadouros do mosquito transmissor da dengue dentro de casa.

Segundo a ministra, 75% dos focos estão localizados nas residências. “Precisamos redobrar os cuidados com as nossas casas e nas áreas em volta delas. Cerca de 75% dos focos estão dentro de casa. Vamos tampar as caixas d’água, descartar o lixo corretamente, manter as vasilhas de água dos animais sempre limpas, guardar garrafas e pneus em locais cobertos, retirar água acumulada dos vasos e plantas”, disse, enfatizando que as pessoas recebam os agentes de endemias, que irão ajudar a eliminar os focos.

O aumento crescente de casos da doença neste início de ano exige medidas adicionais por todas as instâncias de governo, conforme a ministra. Estima-se que o Brasil pode contabilizar mais de 4,1 milhões de casos em 2024.

Cuidados
Cubra piscinas; limpe as calhas; descarte pneus usados; coloque areia nos pratos de plantas; recolha e acondicione o lixo do quintal; retire do quintal objetos que acumulam água; deixe a caixa d’água bem fechada e realize a limpeza regularmente; elimine pratos do vaso de planta ou use um pratinho que seja ajustado ao vaso; cuide do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto.

Plataforma
O governo do estado de São Paulo lançou nesta terça-feira (6) uma plataforma que informa, em tempo real, todos os casos de dengue registrados no território paulista. O Painel de Monitoramento da Dengue permite a consulta dos casos notificados, dos casos em investigação, dos confirmados e dos descartados, além daqueles de dengue grave e dos óbitos causados pela doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights