Novo projeto ferroviário trará benefícios às cidades da RMJ
Projeto contem o Trem Intercidades e a retomada Trem Intermetropolitano que passará por Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas.
Com a participação de autoridades de várias cidades em uma audiência pública realizada nesta quinta (8) em Jundiaí, representantes da empresa MRS detalharam e discutiram com autoridades locais e demais interessados, o projeto de revitalização do sistema ferroviários na Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e Região Metropolitana de Campinas (RMC), que visa o desenvolvimento regional, com a implantação de uma via ferroviária ‘Segregação Noroeste’ de 56 quilômetros de extensão, entre São Paulo e Jundiaí, exclusivamente para o transporte de cargas. A primeira fase da obra consiste na instalação da via férrea até Campo Limpo Paulista. O projeto ainda contempla a ampliação da Avenida dos Ferroviários até a cidade de Várzea Paulista.
Além do projeto da via de carga, os representantes apresentaram ainda, outros empreendimentos que fazem parte do projeto que é o Trem Intercidades (TIC) e o Serviço Expresso de Transporte Ferroviário de Passageiros, ligando São Paulo (Barra Funda) a Jundiaí e Campinas.
Com a implantação do novo trem Jundiaí/São Paulo, que hoje leva aproximadamente 1h20 minutos, reduziria pela metade. Outra novidade é a retomada do transporte de passageiros de Jundiaí a Campinas por meio do Trem Intermetropolitano – (TIM) que passará por cinco estações: Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. Já a Linha 7 (Rubi) terá sua estrutura totalmente renovada, mantendo o trajeto já existente entre a Estação da Barra Funda (São Paulo) e Jundiaí, que vai beneficiar os passageiros com trens com menor lotação, viagem mais rápida, além de um menor tempo de espera nas estações, proporcionando mais conforto e segurança. “A cidade de Jundiaí e a região serão contempladas com projetos inovadores e que trarão muitos benefícios, como a retomada do transporte de passageiros até Campinas e a implantação do transporte de cargas por uma linha exclusiva, sem a necessidade de alternância dos transportes (passageiros/cargas). São medidas muito importantes do ponto de vista econômico e que proporcionam a geração de muitos empregos”, ressalta Aloysio Queiroz, Gestor Municipal da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte de Jundiaí.