Projeto de requalificação do Rio Jundiaí avança em nova reunião da RMJ
Nesta sexta-feira (16), integrantes das cidades que compõem a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) estiveram em Jundiaí, para discutir a resolução de gargalos que possibilitem o desenvolvimento do projeto estratégico de revitalização do vale do Rio Jundiaí, que foi escolhido pelo Governo do Estado como prioritário para a região. O encontro contou com a presença do Prefeito e presidente da RMJ, Luiz Fernando Machado, e demais autoridades municipais e estaduais.
No debate, foi apresentado a necessidade de, além de requalificar, preservar e ocupar as margens do rio de maneira que potencialize os recursos naturais. O projeto prevê a implantação de um parque linear ao longo do Rio, alargamento das margens para evitar alagamentos, análises de futuras desapropriações e construção de novas pontes e projeto viário, além de ciclovia e calçadas acessíveis. Vale ressaltar que a Prefeitura iniciou, em janeiro, o plantio de 6,6 mil árvores às margens do rio.
“É fundamental que toda a região construa políticas de forma conjunta, para garantir mais assertividade nos projetos. A revitalização das margens do Rio Jundiaí é uma prioridade, pois em um contexto de chuvas cada vez mais drásticas, é necessário pensar em maneiras de mitigar os impactos negativos nas
cidades”, avaliou o Chefe do Executivo.
A requalificação está inserida no Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), pautado nos eixos: Habitação Qualificada, Mobilidade e Acessibilidade e Meio Ambiente e Mudanças de Clima. Ele deve contar com parcerias do Governo Estadual e Federal.
“Os encontros sempre são muito produtivos, pois há proatividade de todos os envolvidos na busca pela celeridade dos processos”, comentou o assessor especial da Região Metropolitana, Carmelo Paoletti
Neto.
Compareceram à reunião os gestores, José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Sinésio Scarabello Filho (Planejamento Urbano e Meio Ambiente), Aloysio Queiroz (Mobilidade e Transporte). Representando o Estado estiveram o Assessor Especial de Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Eduardo Trani; a Diretora de Planejamento e Desenvolvimento Urbano do CDHU, Maria Claudia Souza; e a Superintendente do CDHU, Mônica Bartiê Rossi.