Amor ao próximo, sem exclusões, é o tom da Campanha da Fraternidade e amizade social
Este ano, a campanha completa 60 anos com atuação em vários temas sociais
O amor ao próximo sem exclusões é o símbolo da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema escolhido “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), que foi inspirado na Ecíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, em que ele fala da importância da amizade social, aquela que nasce a partir do amor ao próximo e nos incentiva a buscar o melhor da vida, sem exclusões e com fraternidade.
O padre Silvio Andrei Rodrigues, assessor político Diocesano da Campanha Fraternidade ressalta que a Campanha que chega na sua 60ª edição. “Já tivemos temas muito pertinentes ligados às todas questões sociais, familiares, ambientais, eclesiais, saúde, educação, situação carcerária, e tantos outros.
Porém, independentemente do tema, a questão central é sempre a mesma: Deus que é Amor, nos fez à sua Imagem e Semelhança para sermos movidos pelo amor, ou seja, amar e ser amado”, salientou o religiosos, enfatizando que o tema deste ano ‘Amizade Social’ como cultura do encontro, que é uma chave de compreensão e de como praticar e vivenciar a campanha. “Nós não nos encontramos somente com quem pensa como nós, com quem tem os mesmos gostos, sonhos, desafios e ideais iguais. A humanidade é diversa, a sociedade é plural em todas as dimensões”, argumenta e por isso, esta Campanha da Fraternidade é um convite para o exercício do diálogo, da tolerância, do respeito e da unidade na diversidade. “Precisamos cultivar o ouvir o outro. Interessar-se pela história do outro, sem “pré-conceito”, sem julgamentos e sem discriminações, pois, na escola da vida, todos somos mestres e aprendizes!
Enfim, o amor que deve nos mover, vai nos inspirar a viver com simplicidade e criatividade a Amizade Social”, pontua e conclui exemplificando que para bem viver este tempo quaresmal e a amizade social é preciso ouvir antes de falar. “Ouvir a voz de Deus que nos fala através dos detalhes e ouvir a voz do outro até diante de seus silêncios que às vezes são um grito bem eloquente! Deus abençoe a todos!”.