Em entrega da EMEB Abigahil Alves Feu Borim, crianças de Jundiaí fazem a festa nos espaços naturalizados
Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari Marques, além do presidente da Câmara, Antonio Carlos Albino, o espaço completamente renovado e adequado ao conceito do programa Escola Inovadora, foi apresentado às crianças e à comunidade. Os pequenos se empolgaram com as áreas naturalizadas, que, inclusive, contam com um espaço destinado às brincadeiras com água.
“Romper com o ciclo da desigualdade só é possível investindo em Educação. É o que Jundiaí vem fazendo desde 2017, quando assumimos a gestão. A Escola Inovadora é um pilar sólido do governo interplataforma, e temos, convicção que as novas instalações da escola potencializam a aplicação do Guia de Aprendizagem ao Ar Livre de Jundiaí, outra iniciativa da UGE por meio do programa”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.
A reforma foi iniciada por necessidade estrutural e para adequação sistema de ensino municipal. As intervenções foram realizadas durante os anos de 2022 e 2023, período em que os alunos foram relocados em unidades do entorno. Com a reabertura, a escola irá atender crianças de até dois anos (Educação Infantil I – creche) e conta com capacidade de atendimento de até cerca de 165 crianças, no total. Para este ano letivo, haverá cinco turmas para cada período (manhã e tarde): um berçário (crianças entre seis meses e um ano), dois G1 (crianças de até um ano) e G2 (crianças de até dois anos).
A unidade escolar tem área total de 425 metros quadrados e conta com 5 salas de aula, uma sala de reuniões, cozinha, banheiros e pátio.” Na área externa estão presentes os diversos elementos vinculados ao programa Escola Inovadora, como espaço para fogueira de chão, brinquedos com água (inspirados no Mundo das Crianças), pequenos morros unidos por tronco de árvore (opção de brincadeira de
escalada para o tamanho das crianças), tanque de areia, caminho sensorial, Inova na Horta (horta escolar com cinco canteiros acessíveis), além de brincadeiras de chão com a identidade visual da campanha Pé de Infância e elementos de Parque Naturalizado com conceito Urban95″, destacou a gestora, Vastí Ferrari Marques.
Dona Eva Belussi Guimarães, 73 anos, não tem mais netos ou bisnetos que estudam na escola do bairro, mas compareceu ao evento para conhecer o espaço e elogiar todo o trabalho que foi realizado. “Moro no Eloy há 43 anos. Aqui criei meus filhos. Essa escola, com a qualidade que está, estrutura e equipe, é um diferencial para o bairro. A Educação de Jundiaí, o prefeito Luiz Fernando e os gestores estão de parabéns”, elogiou.
Quem está ansioso para colocar o filho na EMEB, é Ourivaldo Santana, 41 anos, pintor. Ele tem o pequeno Théo, com menos de dois anos e de Natalia, com 5 anos, que estuda na escola vizinha, a EMEB Jânio Quadros. “Aqui está maravilhoso. Olha o espaço aberto com jardins e parque para as crianças brincarem e aprenderem. Assim elas aprendem se divertindo”, comentou.
Os apontamentos feitos pelos moradores no bairro são também citados pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, que esteve no espaço e destacou a importância do investimento na base. “Jundiaí é a Cidade das Crianças e aqui o investimento é feito na base, na primeira infância e antes, quando estão em gestação, a partir da saúde de qualidade. É um conjunto que eleva a qualidade de vida para as nossas pessoas”, reforçou.
Mais Investimentos
Alinhado ao eixo da atenção à ambiência escolar do programa Escola Inovadora, a UGE realiza revitalizações em diversas unidades escolares da rede municipal. As obras na EMEB Abighail somaram R$ 2,14 milhões. Além dos reparos e manutenções em geral em todas as escolas, as unidades que, recentemente, passaram por revitalizações de maiores dimensões foram: Professora Florisa Volpe (Parque Brasília), Professor Jânio da Silva Quadros (Eloy Chaves), Rotary Club (Anhangabaú), Professora Maria Angélica Lorençon (Corrupira), Professora Maria Aparecida de Souza Almeida Ramos – Peixinho (Tarumã), além do Complexo Argos, que totalizam, neste período, mais de R$ 5 milhões em investimentos.