Especial 56 anos: Louveira, a terra da Videira avança nas questões sociais
Não é de hoje que o respeito ao cidadão tem sido a prioridade e nos últimos anos, vem avançando e trazendo melhor qualidade de vida a população. Tanto que o IDH da cidade é 0,777, um dos mais altos da região e que lhe rendeu em 2023, a 1ª posição entre as 7 cidades da RMJ e em 2º lugar comparada aos 20 municípios da RMC quanto à aplicação dos recursos e implementações de políticas públicas para aprimorar o atendimento e serviços à população.
Por cerca de 300 anos Louveira pertenceu a Jundiaí como Vila de Louveira, e depois passou a ser bairro Vila de Rocinha (atual Vinhedo) e somente em 1965 alcançou a condição de Município. Hoje, aos 59 anos, escreveu sua história de muita luta e desenvolvimento. Os primeiros relatos sobre Louveira datam de 1639 quando Gaspar de Oliveira, Bandeirantes espanhol, desbravou estas terras e plantou as primeiras mudas de videira (uva). Foi ele também quem batizou o local de sua primeira parada na região com o nome de Louveira pelo fato de haver no local, várias mudas nativas com este nome. Passados aproximadamente 250 acolheu os imigrantes italianos que substituiu os escravos nas plantações de café.
Sua emancipação política começou em 1948, quando Vinhedo desmembra-se de Jundiaí e Louveira passa a pertencer a Vinhedo como bairro. Em 1949, o Bairro de Louveira conseguiu eleger cinco vereadores: Nicolau Finamore, Belmiro Niero, Gilberto Ajjar, José Baggio e Francisco Bossi, que atuaram na primeira legislatura do Município de Vinhedo, entre 02 de abril de 1949 à 1º de abril de 1953. O prefeito era Abrahão Aun. O sub-prefeito de Vinhedo e que administrava Louveira na época era Ricardo Steck, também residente neste bairro. Em agosto de 1952, os vereadores residentes em Louveira e outras pessoas organizaram uma reunião preparatória para reivindicar a elevação do Bairro à Distrito, no dia 24 para organização e instalação da Comissão Executiva.
Em 1º de janeiro de 1955, por Lei apresentada à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pelo então Deputado Estadual Dr. José Romeiro Pereira, Louveira foi elevada à categoria de Distrito. Em 15 de fevereiro de 1963 houve Assembleia Pró-Emancipação de Louveira e no dia 1º de dezembro de 1963, o povo em plebiscito se manifestou pela elevação de Louveira à Município por 1015 votos favoráveis e apenas 32 votos contrários.
Em 07 de março de 1965 realizaram-se as eleições municipais e os seus primeiros representantes eleitos foram os senhores Odilon Leite Ferraz para Prefeito e Belmiro Niero para Vice-Prefeito que em 21 de março de 1965, foram diplomados e tomaram posse.