Destaque 1RegiãoÚltimas

Especial 59 anos: A história de Campo Limpo Paulista

Região começou a ser povoada dezenove anos depois da inauguração de trecho ferroviário, em 1886, dando origem às cidades de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Louveira e Itupeva

A história do desenvolvimento destas cidades que se emanciparam, tem como ponto em comum, a estrada de ferro que liga Santos a Jundiaí, em 1867, mas outros elementos também foram essenciais: o ciclo do cafe, as olarias e a presença maciça de imigrantes

Emancipação de Campo Limpo Paulista
A história da emancipação politico administrativa de Campo Limpo Paulista começou em 1963, quando em 1º de dezembro daquele ano  foi realizado o primeiro plebiscito para a emancipação.  No ano seguinte, a Lei Estadual nº 8.092, desmembrou Campo Limpo de Jundiaí, era mais um passo rumo à emancipação que viria um ano depois, logo após a primeira eleição municipal que ocorreu no dia 7 de março de 1965. Alguns dias depois, em 21 de março, finalmente Campo Limpo Paulista torna-se emancipada de Jundiaí e no dia 27 deste mesmo mês, tomou posse o primeiro prefeito da cidade, Adherbal da Costa Moreira e o vice Joaquim Tavares da Silva.

O município inicialmente era fazenda integrante de Jundiaí, suas terras eram então latifúndio cafeeiro. O surgimento da primeira rua, a Avenida Alfried Krupp, se deu com o alojamento dos ferroviários construtores da ferrovia Jundiaí-Santos. As terras eram pertencentes durante o século passado ao Barão de Jundiaí, passando depois à família Pereira Pinto até sua emancipação em 1965. Depois dessa data, a família contratou procuradores e as terras ganharam administradores locais.

Plebiscito de emancipação
Os poucos moradores do então bairro de Jundiaí, Campo Limpo, estavam descontentes com a administração central de Jundiaí, pois consideravam que a administração não dava atenção ao bairro distante e abandonado, dando início, assim, ao movimento de emancipação de Campo Limpo. O movimento ganhou força com a vinda da Metalúrgica Krupp, que foi inaugurada em 1961 e contou com a presença do governador Carvalho Pinto e do presidente Jânio Quadros. A Metalúrgica era o que faltava para a emancipação político-administrativa. A cidade tornou-se município independente pela lei estadual n° 8.092.

Campo Limpo Paulista
O nome Campo Limpo surgiu pelo fato de que os moradores do bairro encontraram um enorme campo limpo no local. Com a emancipação, Campo Limpo, teve sua denominação alterada para Campo Limpo Paulista, pela Lei Estadual nº 9.842, de 19 de setembro de 1967. O Paulista adicionado ao nome foi dado para não se confundir com o bairro de mesmo nome em São Paulo, Campo Limpo.

Primeira legislatura
A primeira legislatura do município foi em 7 de Março de 1965, e teve como prefeito Adherbal da Costa Moreira. A posse de Adherbal da Costa Moreira foi no dia 27 de março de 1965, tomou posse também o vice-prefeito Joaquim Tavares da Silva.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights