Especial 59 anos: Itupeva, café foi a base da agricultura até 1930
Itupeva, cujo nome significa “Cascata Pequena” tem início ainda no século XIX, quando a região era constituída de diversas fazendas. Em 1873, em terras da fazenda São João da Via Sacra é inaugurada a estação ferroviária de Itupeva, (por anos o prédio foi ocupado pela Prefeitura Municipal) com o tempo, o bairro foi se formando em volta da fazenda. Desde 1873, quando foi inaugurado, até sua erradicação em 1970, o trem foi o principal elo de comunicação entre Itupeva e o mundo exterior, por onde a cidade recebia toda sorte de mercadorias que abasteciam o comércio, além de escoar a produção agrícola.
O café, que foi base de nossa agricultura até 1930, era todo embarcado nos vagões da Sorocabana para exportação através do porto de Santos. Só depois é que veio a uva.
Em 1953 Itupeva torna-se Distrito de Paz do Município de Jundiaí, com o crescimento, iniciaram-se também os movimentos de emancipação político-administrativa, tornando-se em 1963 município. Porém, como não recebia as atenções do poder público quanto aos reclamos da população. Os irmãos José Poli e Luiz Poli, este último vereador em Jundiaí, representando o distrito de Itupeva, Dorival Raymundo e Xisto Araripe Paraíso, lideravam o movimento de emancipação. Constantes idas à Assembleia Legislativa de São Paulo conseguiram, através do Deputado Salvador Julianelli, que Itupeva fosse incluída na relação dos distritos que reivindicavam sua autonomia, através de anteprojeto a ser discutido pelos deputados.
Marcado o plebiscito para 3 de outubro de 1963, a população, isto é, os eleitores, aprovaram a emancipação, 90% disseram “sim” e o governador do estado promulgou Lei nº 8050 em 31 de Dezembro de 1963, confirmando o desejo dos itupevenses. A eleição para prefeito foi realizada no dia 31 de outubro de 1964, saindo vencedor o Sr. Luiz Poli.
A posse, porém, com a instalação do município, só veio a ocorrer em 21 de março de 1965. O golpe de 31 de março de 1964 parou as atividades políticas no Brasil, causando o atraso na posse do prefeito.