Jundiaí está entre as dez melhores em saneamento, segundo o Trata Brasil
Jundiaí é o oitavo município do País em saneamento, entre cidades com mais de 400 mil habitantes, segundo a 16ª edição do Ranking do Saneamento, publicado pelo Instituto Trata Brasil (ITB) e divulgado nesta quarta-feira (20). No estudo geral, Jundiaí é a 11ª cidade do País e a sexta cidade no Estado de São Paulo.
O ranking considera indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base 2022, publicado pelo Ministério das Cidades. O atendimento com redes de água é de 99,63%, para população urbana e rural, e de 98,79% para redes de esgoto.
Jundiaí também está entre as dez melhores do Brasil em tratamento do esgoto – aqui, 100% do que é coletado passa por tratamento e retorna limpo à natureza. “Subimos 13 posições do ranking anterior para o atual. Isso comprova os esforços realizados pela DAE e pela Prefeitura de Jundiaí em levar água e esgoto a toda a cidade. Jundiaí já é referência por ter saneamento universalizado”, aponta o diretor presidente da DAE Jundiaí, Walter da Costa e Silva Filho.
O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, lembra que os investimentos em saneamento representam saúde e qualidade de vida para a população, em especial para as crianças. “Jundiaí tem compromisso de oferecer serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de qualidade”, afirma.
“O saneamento é um dos fatores responsáveis por atrair empresas para a cidade e que colaboram para sermos a 12ª cidade do Brasil com o maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita, gerando mais oportunidades”, comenta o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
São consideradas universalizadas as localidades que contam com 99% de sua população com acesso à água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto. O número foi estipulado pela Lei 14.026/2020, o Novo Marco Legal do Saneamento.
Posição
No ranking geral, Maringá, no Paraná, é a melhor no País em saneamento, seguida por São José do Rio Preto, Campinas, Limeira, Uberlândia, Niterói, São Paulo, Santos, Cascavel, Ponta Grossa e, na 11ª posição, Jundiaí.
Em São Paulo, estão à frente de Jundiaí – se consideradas as cidades com mais de 400 mil habitantes – Rio Preto, Campinas, São Paulo e Santos.
Investimentos
Os investimentos realizados pela DAE nos últimos anos contribuíram para que a cidade esteja entre as melhores do Brasil. A DAE implantou novas redes de água e esgoto em regiões periféricas, como o Jardim Tamoio, Balsan, Baixada do Paraná, Bom Jardim, Ivoturucaia, Mato Dentro, Champirra e Rio Acima.
Além disso, focou o orçamento na modernização da operação: novos reservatórios de água tratada nas regiões do Jardim Carlos Gomes, FazGran, Distrito Industrial e Anhangabaú foram entregues, e a capacidade de tratamento na Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A) foi ampliada, passando de 1.800 litros por segundo para 2.400 litros por segundo.
Sete novos painéis de média tensão foram instalados na Estação Elevatória de Água Bruta do rio Jundiaí Mirim, o Recalque, de onde é bombeada 95% da água que abastece a cidade. Somados, os investimentos chegam a mais de R$ 100 milhões.