BrasilDestaque 2Últimas

Por que ainda têm muitas crianças para adoção?

Maioria dos adotantes buscam filhos pequenos (no máximo 4 anos)

O Dia Nacional da Adoção é celebrado no dia 25 de maio e tem como objetivo promover a adoção das crianças e adolescentes que vivem em abrigos ou orfanatos. Segundo estatísticas Adoções no Brasil em 2024 do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, no Brasil, atualmente são 4728 crianças disponíveis para adoção; 36308 Pretendentes desejando adoção; 31056 crianças adotadas e 33474 crianças acolhidas.

Em razão destes números é importante observar que o número de crianças inscritas para adoção é bem menor do que os interessados em adota. Sendo assim, por que há tantas crianças nos abrigos aguardando a chegada de pais adotivos? Segundo explicam os especialistas, Uma delas é o perfil da criança idealizado pela maioria dos pretendentes, ou seja, enquanto a maioria dos adotantes buscam filhos pequenos (em geral até no máximo 4 anos), a grande maioria das crianças aptas à adoção têm entre 6 e 17 anos.

É fácil adotar
O processo de adoção é gratuito e deve ser iniciado na Vara de Infância e Juventude mais próxima de sua residência. A idade mínima para se habilitar à adoção é 18 anos, independentemente do estado civil, desde que seja respeitada a diferença de 16 anos entre quem deseja adotar e a criança a ser acolhida. Nas comarcas em que o novo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento tenha sido implementado, é possível realizar um pré-cadastro com a qualificação completa, dados familiares e perfil da criança ou do adolescente desejado.

4 thoughts on “Por que ainda têm muitas crianças para adoção?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights