Albino participa de reunião como Conselho dos Direitos da Mulher
No dia 21, o presidente da Câmara de Jundiaí, Antonio Albino, participou da reunião com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), que teve como um dos temas, o atendimento às mulheres em situação de violência em nossa cidade.
Segundo explicou Albino, a reunião foi solicitada pela presidente da CMDM. “A reunião foi muito produtiva com o Conselho. Falamos que é muito importante ouvir as demandas da sociedade civil para entender como o Poder Legislativo pode contribuir com soluções”, destacou Albino, pontuando que o Poder Legislativo tem o compromisso de dialogar sobre essa política pública e contribuir para que mulheres possam garantir seus direitos sociais, psicológicos, físicos e de qualidade de vida. “É preciso que as vítimas de violência tenham apoio e acolhimento adequado. Pensando nisso, este Conselho está comprometido em pensar em políticas públicas que reforcem e aprimorem a rede de enfrentamento a violência, fortalecendo os serviços públicos e a disseminação de informações voltadas à prevenção da violência”.
Albino lembrou que, segundo o Anuário produzido pelo Fórum de Segurança Pública Brasileiro, houve um crescimento da violência contra a mulher. “Presenciamos os maiores índices de violência contra a mulher desde 2017, quando este tipo de pesquisa foi implementado”, argumentou.
O que faz o conselho? Conforme dispõe a Lei Municipal n. 5.999/2003, compete ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher desenvolver ação integrada e articulada com o conjunto de secretarias e demais órgãos públicos para a implementação de políticas públicas comprometidas com a superação dos preconceitos e desigualdades de gênero.