Incêndios em várias cidades chama atenção de toda região
A estiagem aumenta o risco de incêndios, que causam grandes prejuízos e risco de morte
Várias cidades da região estão enfrentando problemas com incêndio em matas, devido a estiagem, período no qual, a unidade de chuvas é baixa e favorece o aparecimento de incêndios.
Na Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) está ativa a ‘Operação Estiagem’, que segue até 30 de setembro. Com isso, todas as cidades estão monitorando regiões onde possam ocorrer focos de incêndios e alertando a população que provocar incêndios é crime, com sanções penais severas para os responsáveis. Em Jarinu, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Defesa Civil tem ampliado as medidas de conscientização e prevenção ao aumento de incêndios e queimadas.
Casos recentes
Na segunda-feira (20), o Corpo de Bombeiros de Louveira, junto a Brigada de Incêndio e Guarda Municipal, combateu um incêndio de grande proporção no bairro da Abadia, que se iniciou na Estrada Bugio, mas que foi controlado pelas equipes.
Por isso, é importante que as pessoas estejam atentas e conscientes do perigo que estes incêndios representam para as cidades e a população. No final de abril, Jundiaí sofreu com um grande incêndio no Morro da Baleia.
Prevenção de Incêndios
A estiagem aumenta significativamente o risco de incêndios. Além de devastar a vegetação, os incêndios causam grandes prejuízos financeiros e representam uma ameaça séria à saúde pública.
A fumaça e os gases liberados podem agravar problemas respiratórios e cardiovasculares, especialmente em crianças, idosos e pessoas com condições pré-existentes.
Veja algumas orientações: evite acender fogueiras em áreas abertas; não jogue bitucas de cigarro no chão, especialmente em áreas de vegetação seca; caso observe focos de incêndio, ligue imediatamente para os serviços de emergência, como Bombeiros, defesa Civil e Guardas Municipais da cidade.