Crianças e jovens participam de caminhada pelas trilhas da Serra do Japi
A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí promoveu, neste sábado (29), em conjunto com a Fundação da Serra do Japi, passeio com os integrantes do Comitê das Crianças e do Comitê dos Jovens, pelas trilhas da Serra do Japi. O objetivo foi conscientizar a garotada sobre os cuidados e deveres com a Serra do Japi, patrimônio histórico da cidade.
“É fundamental eles entenderem essa complexidade em tomar atitudes para que saibam como divulgar o que acontece e como é aqui. Hoje, 87% das pessoas moram em áreas urbanas e aqui nós temos a oportunidade de ouvir os pássaros, vivenciar a natureza de uma forma mais ampla e, sobretudo, ter consciência em como cuidar e, evitar situações que ofereçam riscos à fauna e à flora”, explica a Superintendente da Fundação Serra do Japi, Vania Plaza Nunes.
As crianças percorreram um trajeto de aproximadamente 3 quilômetros, entre ida e volta, onde puderam admirar as plantas, fazer anotações, tirar fotos, além de conhecer uma cachoeira, tudo com a supervisão de monitores e Promotores de Participação.
“Essa visita é muito importante para aprender muitas coisas sobre as plantas, as árvores e também sobre os animais que, muitos podem entrar em extinção se a gente não tomar conta deles”, relata Benício Corrêa de Lima, de 11 anos, integrante do Comitê das Crianças.
O Gabriel Pires de Lima, de 15 anos, fez parte do primeiro Comitê das Crianças, em 2018, hoje ele faz parte do Comitê dos Jovens, e aproveitou o passeio para saber como contribuir mais na preservação da Serra”. É a primeira vez que eu visito a Serra do Japi, e é bem importante saber das dificuldades que as pessoas daqui têm em preservar. Por outro lado, ficamos contentes em saber que Jundiaí, é uma cidade que se preocupa em preservar a natureza”, analisa Gabriel Pires de Lima.
“O Comitê das Crianças é o resultado de um decreto municipal publicado em 2018, após a adesão de Jundiaí a Rede de Cidade das Crianças, com a presença do pedagogo e idealizador do conceito o italiano Francesco Tonucci,. Aqui em Jundiaí, queremos ofertar às nossas crianças mais essa experiência dentre tantas outras que elas já conheceram, pois dessa vivência na natureza sairão grandes solicitações e ideias para a preservação da Serra do Japi, e consequentemente para a melhora do município”, ressalta Marcelo Peroni, Gestor da Unidade de Cultura.