Sincomerciários de Jundiaí debate diversidade humana em São Paulo
Evento faz parte do projeto de formação político-sindical da UGT Nacional
Na última quinta-feira, dia 27, o Sindicato dos Comerciários de Jundiaí e Região participou, por meio dos empregados Damaris (RH), Marcelo (Comunicação) e Luis Fernando (Captação), do segundo encontro do Projeto: Curso de Formação Político-Sindical, Eixo Diversidade Humana, na sede da UGT, Capital paulista. O Sindicato também participou do primeiro encontro, sobre a mulher nos espaços de decisão do movimento sindical, realizado no dia 20 passado.
Com o tema “Fortalecer a Capacidade das Entidades Sindicais de se Organizar e Ampliar a Representação dos Grupos Sub-representados nos Espaços de Decisão do Movimento Sindical”, realizado em formato híbrido, o evento foi coordenado pela secretária para Assuntos da Diversidade Humana da UGT, Ana Cristina, junto ao Professor Erledes Elias da Silveira, Coordenador e Professor da Secretaria de Formação Político-Sindical da Central.
Das 9 às 17 horas, foram debatidos por especialistas, em seus respectivos painéis, temas como o processo de desconstrução da homofobia, o combate ao assédio moral / sexual e a promoção do trabalho decente em setores precários; e a inclusão de cláusulas nas convenções de trabalho / acordos coletivos de trabalho focadas na proteção e assédio de gênero, racismo e outras formas de discriminação no mundo do trabalho. Durante a abertura, houve apresentações artísticas.
Além dos representantes de Jundiaí, estavam presentes, entre presenciais e remotos, cerca de 130 membros de entidades sindicais filiadas às principais centrais de todo o País.