Destaque 1Destaque 2EsportesÚltimas

Real Bertioga é campeão e entra na história do Amador de Várzea Paulista.

Um campeão inédito na história do futebol amador de Várzea Paulista. O Real Bertioga conquistou o título ao vencer a final em jogo único por 2 a 1 sobre o Atlântico, no domingo, 14.

Por Diego Fernando Musselli
diegomusselli@jvregional.com.br

O Real Bertioga se torna o quinto campeão diferente nas últimas cinco edições do Amador de Várzea Paulista, mostrando o equilíbrio da competição,  o time chega ao grupo dos vencedores da primeirona. O presidente do clube, Carlos Roberto Filho, conhecido como Bolacha, afirmou que o troféu de campeão transitório não sairá da sede do time tão cedo.

Carlos Roberto Filho, o Bolacha recebe o troféu transitório (Picharrão) das mãos de Oziel Nabas. Foto: Diego Musselli/JV Regional

O Jogo
jogo começou equilibrado, mas aos 14 minutos do primeiro tempo, Maicon, camisa 7 do Real, abriu o placar após limpar a zaga e bater cruzado rasteiro, sem chances para o goleiro do Atlântico.

Foto: Diego Musselli/JV Regional

Foto: Diego Musselli/JV Regional


O Atlântico empatou aos 13 minutos do segundo tempo, Bruninho bateu a falta e Marcelinho, camisa 30, mandou para dentro do gol, 1 a 1. Mas o Real Bertioga retomou a liderança quatro minutos depois, aos 17 do segundo tempo, após batida da falta por Gerson, o goleiro Pablo saiu de soco, jogando a bola na entrada da grande área, Lorenzi chutou e o Zagueiro Nei desviou de cabeça. Real 2 x 1.

Foto: Diego Musselli/JV Regional

Foto: Diego Musselli/JV Regional


O Atlantico, não desistiu e foi pra cima, mas aos 38 do segundo tempo, Bigon perde um gol cara a cara com o goleiro, acabando as chances da equipe do Jardim Paulista buscar a reação. Final de jogo, Real Bertioga conquista o título ao vencer a final por 2 a 1 sobre o Atlântico.

Arbitragem
A estrela da partida foi o árbitro profissional Marcelo de Lima Henrique, ele comandou o jogo com segurança e precisão. O Jornal A Verdade conversou com Marcelo de Lima após a partida, que destacou o ritmo do jogo, e quando questionado sobre ser mais “tranquilo” a partida de Várzea, ele disse que o nível da partida e dos jogadores foram muito bons, alegando que não vem passear, que tem que correr, suar, apitar e convencer, que trata todos com respeito, com humildade, e que faz isso com muito orgulho há 30 anos e não pretende parar. Após a partida, Marcelo foi muito requisitado para fotos, e brincou com os torcedores, deu seu cartão vermelho para uma mulher que “expulsou seu marido”, descontraindo ainda mais o clima de festa, e o cartão amarelo para uma criança, que ganhou de presente seu cartão personalizado.


Foto: Diego Musselli/JV Regional

Festa das Torcidas
É sensacional o que as torcidas fazem, impressionante ver como a população abraça seu time e como se comportam, dividindo o espaço das duas torcidas em harmonia e ajudam a deixar a festa ainda mais bonita, bandeiras, faixas, ritmos, cantos, gritos de guerra, fogos, fumaça, fantasias, enfim… um público enorme que lotou as dependências do Campo do Jardim Paulista, faz com que o Campeonato Amador de Várzea Paulista seja referência na região.

Vice-Campeão Atlântico agradece o apoio da torcida. Foto: Diego Musselli/JV Regional


Estrutura e Segurança
Nos últimos anos, a final do Campeonato Amador é realizada no Campo do Jardim Paulista, podemos também observar que não faltou segurança, a Guarda Municipal esteve presente e atuante desde o início da chegada dos torcedores até o término do evento, e também contou com duas ambulâncias com profissionais de saúde prontos para atender qualquer ocorrência. Além disso, o local conta com fácil acesso para os veículos, e tem uma estrutura boa para os torcedores que contam com arquibancadas fixas, mas nem tudo foi perfeito…

Nas últimas finais, o espaço ficou pequeno para os mais de 7mil torcedores que foram ao campo. Falando em campo… é considerado pequeno, mas estava com o gramado bom e não atrapalhou o espetáculo. O que ficou confuso foi a premiação. Neste ano, a premiação foi deslocada para próximo ao gol, ficou longe das arquibancadas e mais longe do som que informava os torcedores, causando muitas falhas, e não dava para entender o que se falava durante a premiação. Outro fator que merece destaque é a estrutura usada para as transmissões dos jogos, que novamente foram feitas em cima de andaimes de construção civil. A organização fornece a internet para a transmissão, que é ótimo, porém o local merece um espaço apropriado, destacando a necessidade de melhorias para os profissionais de imprensa.

História do Campeão
Fundado em 2012, o Real Bertioga começou a se destacar em 2014 ao vencer a Série B do Amador de Várzea Paulista. Em 2019, chegou às quartas de final da elite e, apesar do rebaixamento em 2022, voltou com força em 2023, sendo vice-campeão da Série B. Em 2024, o clube alcançou o topo com cinco vitórias em sete jogos na fase inicial e triunfos sobre grandes campeões nas fases seguintes. (Nova Desportiva nas quartas de final), na semifinal o Nova Paulista, e na decisão o multicampeão Atlântico.

Campeões desde 2010

2024 – Real Bertioga
2023 – Primus
2022 – Londrina
2019 – Nova Desportiva
2018 – Arizona
2017 – Primus
2016 – Arizona
2015 – Atlântico
2014 – Nova Desportiva
2013 – Atlântico
2012 – Londrina
2011 – Atlântico
2010 – Nova Desportiva

Adeus à nosso eterno “Neguinho” do Londrina

O futebol amador de Várzea Paulista e de toda nossa região perdeu nesta segunda feira (15), o amigo Denerval Altino Silva, mais conhecido como Neguinho do Londrina.

Neguinho, como era carinhosamente chamado por todos, era Presidente do time Londrina do futebol amador de Várzea Paulista, multicampeão da primeira divisão em Várzea Paulista, deu oportunidade e ajudou muitos atletas e muito querido no meio do futebol. Nossos sinceros sentimentos aos amigos e familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights