DIG faz apreensão de quase 60 mil cigarros do Paraguai em Jundiaí
A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí fez, nesta terça-feira (16), a apreensão de grande quantidade de cigarros trazidos do Paraguai de maneira ilegal.
Ao todo, 2.940 maços, contendo 58.800 unidades, foram apreendidas com um homem acusado de vendê-los na Região. Parte do material estava em seu veículo e o restante em sua casa.
De acordo com os delegados-assistentes Roberto Souza Camargo Júnior e Adalberto Ceolin, da equipe do titular Marcel Fehr, a apreensão faz parte de ações de combate à venda ilegal de cigarros eletrônicos, conhecidos como “Vape”.
Apesar de nenhum dispositivo eletrônico ter sido apreendido nesta terça, descobriu-se que um acusado faria entrega de cigarros adquiridos no Paraguai e trazidos para o Brasil sem pagamento de tributos, o que configuraria crime de descaminho.
Por esse motivo, uma ação foi montada para detê-lo, conseguindo policiais da unidade, que é considerada especializada da Polícia Civil, localizar o veículo e seu condutor, que transportava parte de todo o material apreendido.
De acordo com os delegados, o delito permite fiança e, por isso, foi arbitrado valor para que o acusado pudesse responder ao processo em liberdade.
Os cigarros agora deverão servir de provas contra o acusado durante o processo criminal de descaminho, que tem pena de reclusão, variando de 1 a quatro anos. Encerrado o procedimento judicial, devem ser levados ao forno para destruição.
Texto: Imprensa Policial.